Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Maluf chega a Brasília e ficará na Papuda até que Justiça decida ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Maluf chega a Brasília e ficará na Papuda até que Justiça decida pedido de prisão domiciliar

Congresso em Foco

22/12/2017 | Atualizado às 17:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

[caption id="attachment_311742" align="aligncenter" width="580" caption="Maluf também foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos"][fotografo]Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]

 

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi transferido do prédio da Polícia Federal (PF) em São Paulo para o presídio da Papuda no início da tarde desta sexta-feira (22). Do aeroporto de Brasília, onde chegou pouco depois das 16h, o deputado foi direto para o IML, para fazer exame de corpo de delito e passar por uma perícia médica que avaliará sua condição de saúde, para que a Justiça analise se ele terá ou não direito cumprir a pena em prisão domiciliar.

<< Cármen Lúcia nega reverter prisão de Maluf: "Recorrer é legítimo; abusar deste direito é fraude"

Após os exames, ele será levado para para o bloco V do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário da Papuda, conforme solicitação do juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), até que a Justiça decida se ele ficará na papuda ou em sua residência, em Brasília. Na papuda, Maluf ficará numa cela de 30 metro quadrados, com chuveiro e vaso sanitário e capacidade para até dez presos.

O deputado, que teve o salário e os benefícios cortados, ficará preso no bloco destinado a presos vulneráveis na Papuda. Também estão na ala o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-senador Luiz Estevão.

Prisão domiciliar

A defesa de Maluf entrou com recurso na Justiça pedindo que sua sentença seja revertida de regime fechado para prisão domiciliar sob os argumentos de que o parlamentar tem mais  80 anos e, além disso, está em tratamento contra um câncer na próstata. Ontem, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa.

Na decisão, a ministra lembrou que o deputado ainda passará por perícia médica conforme o pedido do juiz da Vara de Execuções Penais. Segundo os advogados, além de câncer de próstata, sofre com um problema cardíaco, uma hérnia de disco e movimentos limitados.

Salário cortado

A assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados informou, na manhã de hoje (sexta-feira, 22), que irá cortar os salários e benefícios de Maluf e Celso Jacob (MDB-RJ). De acordo com a assessoria, além do salário, os deputados atualmente presos terão o auxílio-moradia e verba de gabinete suspensos. Os gabinetes dos dois parlamentares serão desativados e os funcionários exonerados.

<< Fachin manda Maluf começar a cumprir pena de prisão

Nessa terça-feira (19), o ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a execução da pena do deputado. Ele foi condenado a sete anos e nove meses de prisão em maio deste ano. Após a condenação, o STF já tinha recusado recurso de Maluf e manteve sua condenação em 10 de outubro. Agora, Fachin negou os embargos infringentes, último recurso do deputado.

<< Justiça quer perícia para saber se Maluf tem câncer; deputado pede prisão domiciliar

<< Câmara suspende salários e benefícios de deputados presidiários

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Justiça prisão paulo maluf supremo tribunal federal papuda prisão domiciliar crise brasileira deputados presos exame corpo de delito transferência a Brasília

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES