Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Joias para Michelle: Boulos e Humberto Costa vão pedir investigação ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Contrabando

Joias para Michelle: Boulos e Humberto Costa vão pedir investigação ao Ministério Público

Bancada do Psol na Câmara entrará com uma representação no Ministério Público Federal para apurar o caso envolvendo as joias contrabandeadas.

Congresso em Foco

4/3/2023 | Atualizado às 17:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Depois de o jornal O Estado de S. Paulo revelar que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou trazer ilegalmente um conjunto de joias do Oriente Médio para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a bancada do Psol na Câmara afirmou que entrará com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para apurar o caso. "Bolsonaro tentou trazer ilegalmente diamantes para o Brasil e usou até mesmo um avião da FAB [Força Aérea Brasileira] para resgatar o contrabando. Não podemos normalizar esse comportamento miliciano. É inadmissível que um presidente da República use descaradamente o governo para enriquecer a própria família", afirmou Guilherme Boulos (SP), líder da bancada na Câmara. A peça da denúncia deverá ser apresentada na próxima segunda-feira (6). O senador Humberto Costa (PT-PE) também anunciou que acionará o MPF e a Polícia Federal para investigar o caso. Segundo ele, o caso "cheira a lavagem de dinheiro". "A intimidade daquela família presidencial com milícias e ilícitos, a tentativa de controle a que submeteu órgãos de Estado, como a PF e a Receita, tudo isso parece parte de um grande esquema criminoso", publicou o senador no Twitter. Humberto ressaltou que o "Brasil estava dominado por uma quadrilha golpista disposta a destruir a democracia enquanto saqueava a Pátria".

A intimidade daquela família presidencial com milícias e ilícitos, a tentativa de controle a que submeteu órgãos de Estado, como a PF e a Receita, tudo isso parece parte de um grande esquema criminoso.

- Humberto Costa (@senadorhumberto) March 4, 2023
O ministro da Justiça e Segurança pública, Flávio Dino, afirmou que apresentará na segunda-feira um ofício para que a Polícia Federal investigue o caso. "Fatos relativos a joias, que podem configurar os crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro, entre outros possíveis delitos, serão levados ao conhecimento oficial da Polícia Federal para providências legais", afirmou o ministro em post nas redes sociais.

Fatos relativos a joias, que podem configurar os crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro, entre outros possíveis delitos, serão levados ao conhecimento oficial da Polícia Federal para providências legais. Ofício seguirá na segunda-feira.

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 4, 2023

Entenda o caso

Segundo o Estadão, as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões foram dadas pelo governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em outubro de 2021. Na primeira tentativa de ocultar a entrada dos diamantes no país, um assessor do então ministro de Minas e Energia Albuquerque/" target="_blank" rel="noopener">Bento Albuquerque, guardou as joias dentro de sua mochila. O sargento Marcos André do Santos Soeiro foi parado pelos fiscais da Receita no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Por lei, o beneficiário teria de pagar na forma de imposto o equivalente à metade do valor dos itens apreendidos, além de outros 25% por tentar esconder os objetos da alfândega, o que daria algo em torno de R$ 12 milhões. Após a repercussão do caso, Michelle Bolsonaro ironizou a situação em uma publicação no Instagram. "Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória", afirmou a ex-primeira-dama.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF Psol MPF Jair Bolsonaro Flávio Dino Michelle Bolsonaro Guilherme Boulo Humbero Costa

Temas

Corrupção Nota Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES