Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula assina nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Supremo Tribunal Federal

Lula assina nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF

O presidente Lula assinou a nomeação do advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do STF. Decreto está no Diário Oficial

Congresso em Foco

5/7/2023 | Atualizado às 14:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a nomeação do advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta nesta quarta-feira (5). A posse do ministro será em 3 de agosto. Zanin substitui o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no dia 11 de abril. O advogado foi indicado ao cargo pelo próprio presidente no início de junho. Foi sabatinado e aprovado como ministro pelo Senado no dia 21 de junho. Zanin ficou conhecido por defender Lula no caso da Lava-Jato. Após a prisão do atual presidente, que ficou mais de 500 dias na cadeia em Curitiba, o advogado atuou nas ações que anularam os processos em que o presidente tinha sido condenado. A indicação de Cristiano Zanin Martins teve o placar de 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário do Senado. A votação foi secreta, mas o resultado já era esperado. A entrada de Zanin na Corte coloca um nome de perfil garantista - com inclinação a priorizar a garantia dos direitos do réu em seus votos - na Corte, em contraste à abordagem mais punitivista de outros ministros. Lewandowski seguia tendência semelhante. A indicação, então, tende a manter o equilíbrio de forças atual da Corte.

Zanin pode ficar até 2050 no STF

O advogado Cristiano Zanin Martins pode passar os próximos 27 anos como ministro do STF e só se aposentar em 2050. Pelas regras atuais, há um limite de idade para os ministros, que são obrigados a se aposentar aos 75 anos. Por isso, os que são mais jovens ao tomar posse costumam ter mais tempo à frente de uma cadeira no plenário.

É o caso de Zanin. Com 47 anos, é um dos ministros mais novos ao ser nomeado entre os que fazem parte da atual composição do STF. Fica atrás apenas de Gilmar Mendes (46 anos quando tomou posse, em 2002) e Dias Toffoli (42 anos na posse em 2009). Zanin, no entanto, não foge muito à regra dos ministros mais recentes: Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça também tinham pouco menos de 50 anos cada um quando foram indicados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

nomeação STF Lula indicação ministro do STF cristiano zanin nomeação STF

Temas

Judiciário Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES