Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Partidos da base do governo investem contra presidente do Banco ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Partidos da base do governo investem contra presidente do Banco Central

Líderes na Câmara se reúnem com o presidente do Senado para entregar um pedido de investigação da política monetária do Banco Central.

Congresso em Foco

5/7/2023 14:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Líderes na Câmara dos Deputados dos partidos PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PC do B e Rede, junto a presidentes do Fórum de Partidos Progressistas, se reúnem com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (5), às 16h, para entregar uma petição que requisita a instauração de um procedimento apuratório para investigar a política monetária do Banco Central do Brasil (BC).
  • O documento registra dois pedidos principais:
1 - Apuração de possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada dos acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%, requisitando-se explicações técnicas, provisões concretas e demonstrações acerca da legalidade, motivação, impessoalidade e eficiência da política adotada. 2 - Apuração de eventuais responsabilidades do atual Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, no que se refere à demora e ao não cumprimento adequado do controle da inflação, do emprego e desenvolvimento econômico e social. "Em síntese, o Banco Central do Brasil dispõe de autonomia para exercer, de forma descentralizada, a competência da União a gestão e condução da política monetária, mas isso não significa que a referida autarquia pública se furta do monitoramento e fiscalização dos demais poderes da República Federativa do Brasil, haja vista o princípio republicado e democrático de freios e contrapesos, insculpido na Constituição Federal, em que fixa-se a constante obrigação fiscalizatória entre os poderes", resume o documento. A petição será apresentada a Pacheco após a sabatina e aprovação de Ailton Aquino e Gabriel Galípolo para ocuparem cargos de diretoria no Banco Central na terça-feira (4). Galípolo foi indicado ao cargo de diretor de Política Monetária e é cotado para substituir Campos Neto após o fim da gestão. A movimentação na autarquia é uma consequência dos embates que Lula e Campos Neto vêm travando com holofotes da mídia em torno das taxas de juros, que foram mantidas em 13,75% ao ano durante o primeiro semestre de 2023. Além da queda de braço, a manutenção dos juros provocou uma série de críticas do mercado.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSD PT Psol PSB Rede petição pv pdt Banco Central PC do B Rodrigo Pacheco política monetária MDB Roberto Campos Neto Fórum de Partidos Progressistas

Temas

Economia Congresso Notícia

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES