Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Entenda a ação da PF contra aliados de Bolsonaro por venda de joias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

POLÍCIA FEDERAL

Entenda a ação da PF contra aliados de Bolsonaro por venda de joias

PF investiga suposto esquema de uso da estrutura do governo federal para a venda indevida de joias presenteadas ao governo.

Congresso em Foco

11/8/2023 | Atualizado às 21:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entidades de classe da PF preparam terreno para derrubar projeto de lei orgânica caso diretoria insista em apresentar texto rechaçado por servidores ao governo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entidades de classe da PF preparam terreno para derrubar projeto de lei orgânica caso diretoria insista em apresentar texto rechaçado por servidores ao governo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta sexta-feira (11) contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro investiga um suposto esquema de uso da estrutura do governo federal para a venda indevida de jóias presenteadas ao governo por delegações estrangeiras. O ministro Alexandre de Moraes, responsável pela investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), tirou o sigilo da decisão que autorizou a operação.
  • quem são os investigados: foram alvos de busca e apreensão o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; o general Mauro Lourena Cid, pai do tenente-coronel; o tenente Osmar Crivelatti, também ex-ajudante de ordens; e Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro.
  • leia aqui a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes.
A INVESTIGAÇÃO A decisão de Alexandre de Moraes mostra uma série de indícios da Polícia Federal para o esquema de venda ilegal de jóias. O documento cita conversas e fotos coletadas no celular do ajudante de ordens Mauro Cid envolvendo negociações os seguintes objetos:
  • Duas estátuas, de um barco e de uma palmeira, folheadas a ouro, presenteadas a Bolsonaro em visita ao Bahrein. Mensagens indicam Mauro Cid e o pai combinando a apresentação dos itens a uma loja especializada em leilões de luxo;
  • Um conjunto de jóias presenteados a Bolsonaro na Arábia Saudita, da marca Chopard. A investigação encontrou indícios de que ele foi a leilão nos Estados Unidos, mas ninguém o arrematou.
  • Outro conjunto de jóias da Arábia Saudita, este incluindo um relógio da marca Rolex.
  • Um relógio da marca Patek-Philippe, que, segundo as investigações, foi vendido nos Estados Unidos junto com outro da marca Rolex incluído no kit anterior. A Polícia Federal, no entanto, não encontrou nenhum registro do Patek-Philippe em documentos, o que sugere que Bolsonaro o recebeu como presente, mas o item não foi registrado. 
Com base no que já foi coletado, a Polícia Federal investiga um possível esquema envolvendo o ex-presidente e os alvos da operação. O grupo estaria desviando presentes recebidos por Bolsonaro na atividade de presidente da República para o acervo pessoal do político. Nesta hipótese, os bens foram levados aos Estados Unidos, via avião presidencial, para serem vendidos em lojas especializadas em artigos de luxo. A decisão do STF cita trechos da investigação da Polícia Federal. Grande parte dos indícios coletados veio da apreensão de aparelhos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. São citados:
  • conversas de Mauro Cid com outros nomes ligados à investigação;
  • fotos dos itens negociados. Metadados das imagens permitiram localizar os lugares onde estas foram tiradas - na residência de Mauro Cid em Brasília, por exemplo, ou nos Estados Unidos;
  • buscas de Mauro Cid em aplicativos como Waze.
OUTRO LADO Até as 21h de sexta-feira, nenhum dos alvos da operação da PF se pronunciou publicamente a respeito do caso. O ex-presidente Jair Bolsonaro também não comentou.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Federal Jair Bolsonaro Alexandre de Moraes Mauro Cid

Temas

Corrupção Justiça Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES