Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF investiga desvio de recursos partidários do Solidariedade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Investigação

PF investiga desvio de recursos partidários do Solidariedade

O presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, é um dos alvos da operação e, segundo a PF, está foragido.

Congresso em Foco

12/6/2024 9:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, é um dos alvos da operação e, segundo a PF, está foragido.. Foto: Polícia Federal

O presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, é um dos alvos da operação e, segundo a PF, está foragido.. Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12), a Operação Fundo do Poço, com o propósito de desarticular a organização criminosa responsável por desviar e se apoderar de recursos do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022 pelo Solidariedade. O presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, é um dos alvos da operação e, segundo a PF, está foragido. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral. Até a publicação desta reportagem, o Congresso em Foco ainda não tinha conseguido contato com a defesa dos envolvidos. Em nota, o Solidariedade disse que os fatos ocorreram antes do que chamou de "união" do PROS com a legenda.

"Esses são fatos ocorridos antes da união do PROS com o Solidariedade, estamos tomando pé da situação e ainda não temos uma posição sobre os fatos", disse o partido Solidariedade.

A operação da PF cumpre sete mandados de prisão preventiva, 45 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiás e Distrito Federal, bloqueio e indisponibilidade de R$36 milhões e o sequestro judicial de 33 imóveis. As investigações começaram a partir de uma denúncia do então presidente de um partido contra Eurípedes, suspeito de desviar os fundos. De acordo com a PF, por meio de Relatórios de Inteligência Financeira e da análise de prestações de contas de supostos candidatos, foram localizados indícios que "apontam para existência de uma organização criminosa estruturalmente ordenada com o objetivo de desviar e se apropriar de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral". As investigações apontam que o grupo utilizava candidaturas laranjas ao redor do país, de superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvio de recursos partidários destinados à Fundação de Ordem Social (FOS) - fundação do partido.    
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF Polícia Federal eleições investigação fundo partidário Solidariedade

Temas

Justiça Democracia Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES