Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Desmatamento no Brasil cai 11%; mas dispara no Cerrado, que ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

meio ambiente

Desmatamento no Brasil cai 11%; mas dispara no Cerrado, que ultrapassa a Amazônia

Cerrado se tornou o principal bioma do país em termos de desmatamento, superando pela primeira vez a Amazônia.

Congresso em Foco

28/5/2024 | Atualizado às 10:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

OL
Cerrado se tornou o principal bioma do país em termos de desmatamento, superando pela primeira vez a Amazônia. Foto: Agência Brasil

OL Cerrado se tornou o principal bioma do país em termos de desmatamento, superando pela primeira vez a Amazônia. Foto: Agência Brasil
Arte: MapBiomas

O ano de 2023 trouxe um panorama misto em relação ao desmatamento no Brasil. De um lado, houve uma redução de 11,6% no total da área desmatada, em comparação com 2022, totalizando 1.829.597 hectares. Essa é a primeira queda desde o início da série histórica do RAD (Relatório Anual do Desmatamento) do MapBiomas, em 2019.

  • Veja a íntegra do RAD 2023

Do outro lado, o Cerrado se tornou o principal bioma do país em termos de desmatamento, superando pela primeira vez a Amazônia. A área desmatada no Cerrado em 2023 atingiu 1.110.326 hectares, um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Essa mudança de rota é preocupante, pois o Cerrado é um bioma extremamente rico em biodiversidade e fundamental para o equilíbrio ambiental do Brasil.

Dentro do Cerrado, a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se consolidou como a área mais crítica de desmatamento do país. Em 2023, a região respondeu por 47% do total da área desmatada no Brasil, com um aumento de 59% em relação a 2022.

Os três estados da região que lideraram o ranking de desmatamento foram: Maranhão (primeiro lugar, com aumento de 95%), Tocantins (terceiro lugar, com aumento de 178%) e Bahia (segundo lugar, com aumento de 28%).

[caption id="attachment_599295" align="aligncenter" width="900"] Arte: MapBiomas

Outro ponto importante a ser destacado é a mudança na dinâmica do desmatamento. Em 2023, o desmatamento em florestas diminuiu (38,5%), enquanto o desmatamento em savanas aumentou (54,8%). Essa mudança reforça a necessidade de atenção especial ao Cerrado, que é predominantemente um bioma savânico.

Agropecuária

As causas do desmatamento no Brasil continuam as mesmas: a expansão da agropecuária, principalmente para a produção de soja e gado, foi responsável por 97% do desmatamento no país em 2023.

Mesmo com a queda geral do desmatamento, as áreas protegidas ainda estão sob ameaça. Em 2023, o desmatamento em terras indígenas aumentou 15% em relação a 2022, e o desmatamento em Unidades de Conservação de Proteção Integral aumentou 2%.

Diante desse cenário, é fundamental que medidas urgentes e eficazes sejam tomadas para combater o desmatamento no Brasil. O fortalecimento da fiscalização ambiental, o combate à grilagem de terras e o investimento em alternativas sustentáveis à agropecuária são algumas das medidas necessárias para proteger os biomas brasileiros e garantir a preservação ambiental para as futuras gerações.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Meio Ambiente Amazônia cerrado Mapbiomas

Temas

Meio Ambiente País Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES