Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Perseguição ou justiça

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Perseguição ou justiça

Congresso em Foco

18/11/2015 12:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Raramente tenho me manifestado em relação à Operação Lava Jato, mas entendo que est​á no momento de emitir alguma opinião. Antes que alguém avente qualquer outra hipótese​, sou favorável às investigações e ​à punição de todos aqueles que ​praticaram crimes de corrupção. Também é bom deixar claro que,​ até recentemente, não existia no Brasil investigaç​ões  profunda​s​ ​sobre esquemas de corrupção. As investigações pra valer começ​aram​ nos governos ​de ​Lula e Dilma​, do PT. Foi no governo do PT que se aprov​aram várias leis facilitando as investigações de corrupção. Foi também no governo do PT que foram​ dada​s ​a liberdade e a autonomia ​à Policia Federal (PF) para investigar. Foi no governo de Lula e Dilma que o procurador​-geral da República deixou de engavetar pedidos de investigação, seja​m eles formulado​s​ pela PF ou mesmo pelo poder ​Judiciário. Minha manifestação sobre a Operação Lava Jato diz respeito ao método usado pelo juiz Sergio Moro, PF e Ministério Público. Até o momento​, há várias questões de método que t​êm de ser questionadas. A primeira delas é se pautar,​ em muitas ocasiões​,​ na ​mera ​palavra de delatores e não em documentos comprovatórios. Sabemos que a punição a qualquer criminoso (​isso vale para ​qualquer tipo de  ​delito) depende de séria investigação, com testemunhas e, principalmente, documentos. E, no caso da Lava Jato,​ tem ​sido dado muito peso  ​à palavra de delatores e, muitas vezes​,​ não se leva em consideração que todos ​eles ​são criminosos. Não se leva em consideração que estão ​dando declarações​ para diminu​ir​ a própria pena. Há tristes momentos ​em ​que inclusive foram tratados como heróis. Creio que a Lava Jato, pelo tudo que rola de vazamento na imprensa, est​á farta de documentos. Se não estiver​,​ é porque a imprensa est​á​ mentindo. ​E há empresas d​e mídia que já mentiram muitas vezes. Esta semana foi deflagrada a vigésima fase (quantas serão?) da Operação Lava Jato. Nesta fase,​ como nas anteriores​,​ foram cumpridos ​alguns​ mandados de busca e de detenção de pessoas no Rio e na Bahia. A pergunta  ​sobre ​quantas fases serão não é de um curioso, ou de um inocente. É a pergunta de alguém que quer ver todos os corruptos do Brasil serem punidos. É alguém que cansou de ver a justiça sendo injusta. Mas, também​,​ é a pergunta é de alguém que est​á​ preocupado para que​, em nome da justiça​, não se faça a perseguição. Para que​,​ em nome da justiça, não se faça ‘justiça pelas próprias mãos’. Sobre a ​vigésima fase (quantas fases serão?) da Operação Lava Jato, Fernando Brito​,​ no seu​ blog​ “Tijolaço”​,​ registra que aqueles que acompanham as investigações policiais sabem que o “bote” para prender o criminoso só é dado após “reunir uma massa considerável de informações e indício de crimes”.
No entanto​,​ não é assim que age a Operação Lava Jato. Nela​,​ define-se o “alvo”, ou​,​ se ​preferir, a caça​. ​"Então, vai-se juntando o que sustente a persecução penal dos “alvos”.​ ​Degrau por degrau ​- ​parece que o “da vez” é o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli​ -​ em direção a um objetivo pronto, que todos sabem quem é: Lula.​"​ Já em fase anteriores era possível concluir que o objetivo da Lava Jato não é só apurar a corrupção​. É também criminalizar um partido e​,​ dentro deste partido​,​ uma pessoa, Lula.
Há muitos fatos que indicam isso: (1) vaza​m-se documentos devidamente e ideologicamente separados para incriminar o PT; (2) expõe, em conluio com a mídia, pessoas detidas, desde que tenha qualquer relação com o PT, mesmo que depois não consiga provar nada contra ela (exemplo: cunhada de Vaccari); e (3) faz aquilo que nem a ditadura fez, quebrar, sem nenhuma suspeita, o sigilo telefônico do partido.
Os operadores da Operação Lava Jato, até que provem o contrário, além de investigar, quer​em​caçar o presidente Lula, por isso a perseguição.
Mais sobre a Operação Lava Jato
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula corrupção Sérgio Moro petrolão

Temas

Corrupção Justiça

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "showDelay": true, "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES