Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Psol pede investigação de Jaqueline Roriz

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Psol pede investigação de Jaqueline Roriz

Congresso em Foco

10/3/2011 | Atualizado 16/12/2013 às 21:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente do Psol no Distrito Federal, Toninho do Psol, protocolou nesta quinta-feira (10) na Câmara um requerimento que pede a abertura de investigação das denúncias envolvendo a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). A parlamentar aparece em vídeo recebendo propina das mãos do então secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, delator do esquema do mensalão que levou à prisão o ex-governador do DF José Arruda.

O ofício, que será encaminhado à Corregedoria da Câmara, pede que sejam apuradas ?imediatamente? as denúncias. Segundo Toninho do Psol, na próxima quarta-feira (17), o partido irá protocolar um pedido de cassação da parlamentar, após ser instaurada a Comissão de Ética da Câmara. O partido avalia que houve quebra de decoro parlamentar por parte da deputada. ?Uma parlamentar pega num ato daquela natureza não pode estar no convívio da Casa?, disse Toninho.

O vídeo que flagra a entrega de R$ 50 mil para Jaqueline Roriz, recebidos durante a campanha eleitoral de 2006, foi divulgado na última sexta-feira (4). A deputado assumiu o mandato parlamentar na Câmara neste ano. Questionado sobre o fato de o flagrante ter ocorrido antes de Jaqueline se tornar parlamentar, Toninho afirmou que o partido espera que o mesmo procedimento ocorrido com o pai de Jaqueline, Joaquim Roriz, em 2006 ? quando o PSOL protocolou pedido de investigação e cassação, que resultou no pedido de renúncia do ex-governador do DF - aconteçca com a deputada.

?Como temos o precedente no Senado, vamos apostar nisso. Mesmo porque existe o princípio do comportamento ético. O parâmetro desse comportamento não é só no exercício do mandato. Como já tivemos esse precedente no Senado, creio que a Câmara poderá analisar da mesma forma?, disse o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), que acompanhou Toninho na entrega do ofício. Randolfe considerou o flagrante de Jaqueline como uma ?triste cena?.

Na manhã de hoje, o presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, esteve reunido com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), para tratar do assunto. Na reunião, Caputo defendeu a cassação da parlamentar, por considerar que o caso foi "fruto de compra de apoio político ou ilícito de campanha". Na tarde de ontem (9), já sentindo os efeitos políticos da divulgação do vídeo-flagrante, a deputada pediu afastamento da Comissão Especial de Reforma Política.

Maia quer informações de propina a Jaqueline Roriz

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora jaqueline roriz

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES