Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-governador do Tocantins recorre contra ficha limpa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ex-governador do Tocantins recorre contra ficha limpa

Congresso em Foco

10/3/2011 0:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O caso do ex-governador e candidato a senador por Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), será decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (10) decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, determinando o envio do recurso extraordinário contra a decisão que barrou a candidatura do peemedebista com base na Lei da Ficha Limpa. Até o momento, a contestação não chegou à mais alta corte do país.

Barrado pela Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010 pelo TSE, o peemedebista teve votos suficientes para conseguir uma cadeira no Senado. No entanto, por ter sido cassado pela corte eleitoral em 2009 por abuso de poder político e econômico, ele não foi diplomado no cargo. A partir da decisão, a vaga no Senado coube ao candidato do PR, Vicente Alves de Oliveira, terceiro colocado nas eleições com 332.295 votos. O peemedebista obteve 340.931 mil votos, equivalente a 25,41% dos votos válidos.

No recurso, a defesa de Marcelo Miranda, entre outros argumentos, disse que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições de 2010 por conta do artigo 16 da Constituição Federal, que prevê o princípio da anualidade. Além disso, os advogados do peemedebista argumentaram que, ao barrar a candidatura de Miranda, ofendeu os princípios da "Imutabilidade da Coisa Julgada, da Segurança Jurídica, da Isonomia e do Devido Processo Legal". Para eles, indeferir o registro seria uma nova punição ao ex-governador.

Este é o 29o recurso questionando decisões sobre a Lei da Ficha Limpa que é enviado ao Supremo. Com a posse de Luiz Fux como ministro, completando o quorum que estava com dez integrantes desde agosto do ano passado, a expectativa é que a corte julgue em breve os casos envolvendo as novas regras de inelegibilidade. Até o momento, nenhum desses processos foi enviado à pauta do STF para julgamento.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010 fichalimpa

Temas

Reportagem Corrupção País

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

direitos humanos

Senadores entregam relatório da CPMI dos Atos Golpistas a relator da OEA

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES