Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
economia
Congresso em Foco
18/12/2024 | Atualizado às 15:03
Na versão aprovada, diversos setores que receberiam alíquotas especiais pelo Senado foram retirados, com previsão de redução da alíquota geral de 28,55% para até 27,91%, mas com uma trava de 26,5%, cabendo ao governo apresentar projetos com as mudanças necessárias para assegurar esse teto em até 90 dias após a implementação.
O novo sistema substitui os atuais ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI por um único tributo, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), dividido em três sub-alíquotas: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será distribuído a estados e municípios, a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), distribuída à União, e o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre itens nocivos à saúde e/ou meio ambiente, e servirá para subsidiar os demais itens. Impostos de Valor Agregado (IVA):
O Senado aprovou e a Câmara confirmou um dispositivo que impede a cobrança do Imposto Seletivo sobre as exportações de minérios. Com isso, apenas a extração e as operações no mercado interno estarão sujeitas à tributação, uma solicitação das mineradoras.
O projeto de regulamentação também determina algumas exceções à cobrança do IS, que incluem:
Cesta básica
Itens isentos:
Uma outra categoria de alimentos terá direito a um corte de 60% nas cobranças do IBS e da CBS:
A reforma introduz incentivos específicos voltados para a saúde pública e medicamentos essenciais:
Educação
Os serviços de educação infantil, fundamental e médio, assim como as produções culturais nacionais, usufruirão de uma redução de 60% na alíquota padrão, com o objetivo de facilitar o acesso à educação e à cultura.
Nanoempreendedores e motoristas de aplicativo
A reforma cria a figura do nanoempreendedor, isento da cobrança de novos impostos para receitas abaixo de R$ 40,5 mil anuais. Motoristas de aplicativos contarão apenas 25% do valor bruto recebido ao longo de um mês para o cálculo da arrecadação.
Trava para carga tributária
Haverá um controle para impedir que a alíquota-geral do IBS e CBS ultrapasse 26,5%, com avaliações periódicas para possíveis ajustes.
Bares, restaurantes, hotéis e parques
Terão uma tributação simplificada com uma alíquota reduzida de 40%.
Insumos e agrotóxicos
Agrotóxicos, insumos agropecuários, fertilizantes, rações para animais, materiais de fertilização, vacinas veterinárias e outros itens utilizados na agropecuária terão uma redução de 60% nos tributos, desde que estejam registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Mercado Imobiliário
No setor de imóveis, as transações e locações terão uma tributação diferenciada, com o objetivo de beneficiar pequenos locadores e facilitar o acesso a imóveis populares. Essas medidas buscam impulsionar o mercado imobiliário e auxiliar famílias de baixa renda. Confira os principais aspectos:
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }