Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/2/2017 8:00
[fotografo]Carlos Gandra/CLDF[/fotografo][/caption]É verdade, porém, que a maioria dos brasilienses percebeu o aumento das passagens do transporte público promovida pelo Poder Executivo. Mas poucos souberam que o aumento se deu sem justificativas mínimas, com apresentação de dados claros, o que gerou a contrariedade da Câmara Legislativa e de diversos grupos sociais. Esses são temas de altíssima relevância que, no ardor dos escândalos nacionais, ficam escanteados da discussão política. São assuntos que pedem fiscalização permanente da sociedade.
Quanto à crise hídrica pela qual passa o DF, é preciso discutir se a fiscalização permanente poderia ter evitado esse cenário de escassez crítica. É possível perguntar, por exemplo: onde estavam as agências de fiscalização da água, a Comissão de Meio Ambiente da CLDF (que atende pela sigla CDESCTMAT) e os relatórios diários da Caesb há, pelo menos, um ano?
De forma semelhante, a outra crise do DF, a financeira, também não surgiu em um réveillon. Foi consequência de anos de má gestão fiscal e financeira dos recursos públicos. Todos vimos a construção mirabolante de um novo estádio num DF com déficit de 5,7 mil professores, de mais de 6 mil médicos e de clubes de futebol na série A (problema menos grave, é verdade). Agora vemos, calmamente, a instalação de uma TV Legislativa que prevê para este ano custo de R$ 2,3 milhões.
Em todos esses casos, o olhar atento e crítico do cidadão poderia ter feito a diferença. A fiscalização popular deve ser atual e concomitante. O que vem depois do gasto é choro e ranger de dentes.
É por isso que o Observatório Social de Brasília se compromete a ser um fiscal permanente da gestão pública e permeável à participação popular. Pensando global e agindo local para evitar futuras crises hídricas, fiscais e também morais. Deixar de acompanhar a política nacional, jamais. Mas ficar atento, na mesma proporção e com semelhante entusiasmo, aos problemas aqui do nosso quadradinho.
Mais sobre BrasíliaTags
Temas
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }