Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/3/2017 | Atualizado às 13:05
[fotografo]Marcelo Camargo/Agência Brasil[/fotografo][/caption]Em depoimento à Justiça Federal de Brasília na manhã desta terça-feira (14), o ex-presidente Lula negou que tenha tentado obstruir as ações da Operação Lava Jato. O petista afirmou estar sofrendo um "massacre" devido às acusações que lhe são dirigidas e voltou a desafiar quem o acusa: "Quero provas". Esse foi o primeiro depoimento de Lula como réu na Lava Jato. No mesmo processo, também estão envolvidos o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete dele Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Todos acusados de agirem para impedir que Cerveró revelasse à Justiça o que sabe sobre o esquema de corrupção na Petrobras.
"Só tem um brasileiro que pode ter medo de uma delação do Cerveró. Era o Delcídio. Ele sim era próximo dele. Eu nunca fui próximo do Cerveró", disse Lula. "E sobre o Cerveró: eu não o conhecia. Só agora ele ficou famoso. Eu só vi ele em reuniões. Portanto, não tinha nenhum interesse de indicá-lo", disse o ex-presidente.
[caption id="attachment_286061" align="alignleft" width="300" caption="Cerca de 30 manifestantes foram apoiar Lula durante depoimento"]
[fotografo]Divulgação[/fotografo][/caption]O depoimento de Lula foi transmitido ao vivo para jornalistas presentes no Tribunal Regional do DF e acompanhado por manifestantes favoráveis e contrários ao petista. Em seu relato, Lula aproveitou para citar benfeitorias de seus dois mandatos à frente da Presidência da República e revelou que se ofende profundamente quando dizem que o PT é uma organização criminosa.
Em um dos momentos mais exaltados de seu depoimento, o ex-presidente disse que "nunca pediu dinheiro a empresários". "Duvido que um deles tenha coragem de dizer que Lula pediu 5 centavos", desafiou.
Lula contestou também o que os petistas chamam de "pirotecnia" do Ministério Público nas acusações relacionadas ao partido. "Estou cansado de procurador dizer que tem convicção", afirmou. Segundo o ex-presidente, setores da mídia também fazem parte do massacre contra ele. "Sabe quantas horas eu tenho negativas contra mim no Jornal Nacional em oito meses? 16h. Eu não sou contra a Lava Jato. Sou contra execrar as pessoas pela imprensa", disse.
Do lado de fora do tribunal, o ex-presidente recebeu apoio de cerca de 30 militantes, entre eles deputados federais do PT. Segundo Erika Kokay (PT-DF), Lula prestou seu depoimento "com muita tranquilidade e mostrou o quão ridícula são as questões que querem fazer com que pese contra inocência dele". Por outro lado, manifestantes contrários a Lula exibiam o boneco "Pixuleco" do ex-presidente e pedia sua prisão. O trânsito foi desviado e um forte esquema de segurança foi montado para receber Lula na cidade.
Mais sobre Operação Lava JatoTags
Temas
LEIA MAIS
dinheiro público
PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }