Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares elogiam cotas para candidatos negros em 2020

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares elogiam cotas para candidatos negros em 2020

Congresso em Foco

12/9/2020 16:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou esta semana uma que a cota financeira para candidatos negros seja aplicada já nas eleições de 2020. Pelas redes sociais, senadores comemoraram a medida. "A decisão do ministro Lewandowski, do STF, determinando para as eleições deste ano esse incentivo a candidaturas de pessoas negras, representa uma grande vitória em defesa de um país mais inclusivo, igualitário e sem preconceito", celebrou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a medida vem a tempo para que partidos e candidatos possam promover um pleito mais justo.

Min Lewandowski #STF determinou que as regras de recursos e de propaganda entre candidatos negros e brancos devem ser aplicadas nas eleições deste ano. Nobre decisão. Parabéns à dep @dasilvabenedita do PT, autora da ação no #TSE, ao PSOl, à Educafro. Assim se combate o racismo.

- Paulo Paim (@paulopaim) September 11, 2020
A decisão, em caráter liminar, foi uma resposta a uma consulta feita pelo Psol e será submetida à análise do plenário da Corte. Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao ser consultado pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), havia decidido que as regras entrariam em vigor apenas nas eleições de 2022. "É uma dívida que se tem com o povo negro. O que estamos pedindo não é absolutamente nada que possa mexer no jogo do tabuleiro, apenas que haja uma divisão igualitária no sentido de que as nossas campanhas sejam iguais. Já que nós conseguimos 30% para as mulheres, que também tenhamos condições de dar para as mulheres negras desses 30% que estão colocados. Não estamos pedindo nem mais nem menos porque é uma maneira da gente estimular e incentivar a candidatura negra", disse a deputada ao Congresso Em Foco à época. Com a determinação de Lewandowski, os partidos devem destinar a partir de 2020 a verba do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos. A mesma regra valerá para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também destacou seu apoio à aplicação das regras já nas eleições deste ano.

Apoio decisão do STF que determina divisão do fundo partidário entre brancos e negros já nesta eleição. Isso equilibra oportunidades e corrige distorções históricas. É justo que disputas eleitorais ocorram com oportunidades iguais para diferentes raças e gêneros. 👏🏻👏🏻 https://t.co/7M6SdL5Uht

- Renan Calheiros (@renancalheiros) September 10, 2020
Lewandowski argumentou que as convenções partidárias ainda estão ocorrendo e que a aplicação do incentivo neste ano não será prejudicial ao pleito. "Não causará nenhum prejuízo às agremiações políticas, sobretudo porque a propaganda eleitoral ainda não começou", disse o ministro. O calendário eleitoral deste ano foi alterado em razão dos efeitos da pandemia de coronavírus. > TSE determina criação de cotas para candidatos negros no Fundo Eleitoral    
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Benedita da Silva cotas para negros Tribunal Superior Eleitoral Supremo Tribuna Federal

Temas

Judiciário País

LEIA MAIS

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

direitos humanos

Senadores entregam relatório da CPMI dos Atos Golpistas a relator da OEA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES