Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado negro é indenizado por injúria racial

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

valmir assunção

Deputado negro é indenizado por injúria racial

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi indenizado nesta terça-feira (21) quase três anos após ter sofrido injúria racial.

Congresso em Foco

21/3/2023 | Atualizado às 16:58

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

"A empresária foi condenada, mas essa experiência jamais será esquecida", disse o deputado Valmir Assunção (PT-BA), vítima de injúria racial. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi indenizado nesta terça-feira (21) quase três anos após ter sofrido injúria racial por parte de uma comerciante do município de Itamaraju (BA). A empresária chamou o parlamentar de "macaco" nas redes sociais em abril de 2020 e foi condenada por Injúria Racial. No início do mês, a 20ª Vara Cível de Brasília determinou a penhora de um veículo de Jaqueline Soares Oliveira, condenada a pagar R$ 6 mil ao deputado, além das custas processuais e dos honorários advocatícios. Após um ano da condenação, dada em março de 2022, o valor a ser penhorado foi atualizado e somava R$ 11.021,40 com a aplicação de juros e correção monetária. A indenização foi paga neste 21 de março, data que celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, além dos 20 anos de criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). "Coincidentemente a notícia sobre a indenização é no contexto das comemorações dos 20 anos de políticas raciais em nosso país e do Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Um exemplo de que não podemos ficar calados quando o racismo nos fere de forma abjeta", afirmou o parlamentar em nota enviada à imprensa. Valmir destinará o valor para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itamaraju, cidade onde ocorreu o ato racista. "A empresária foi condenada, mas essa experiência jamais será esquecida", disse o deputado baiano. A experiência negativa inspirou o deputado a apresentar o Projeto de Lei (PL) 3857/21, enquadra injúria racial em crime hediondo tornando-o inafiançável, assim como o de racismo. O projeto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do plenário. A reportagem não conseguiu localizar a comerciante, que não se manifestou durante o processo e foi julgada à revelia.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

racismo indenização Valmir Assunção injúria racial PL 3857/21

Temas

Direitos Humanos País Nota

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES