Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para o TCU

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ministro do TCU

Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para o TCU

A Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga de ministro do TCU.

Congresso em Foco

2/2/2023 | Atualizado às 15:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Jhonatan é filho do senador Mecia de Jesus (Republicanos-RR) e foi apoiado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

O deputado recebeu 239 votos e sua indicação seguirá para o Senado Federal. Se aprovado, Jhonatan ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Ana Arraes, mãe do falecido ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Como o cargo de ministro do TCU é vitalício, com a aposentadoria compulsória aos 75 anos, o parlamentar de apenas 39 anos pode ocupar o cargo por 36 anos, até 2059.

O parlamentar foi indicado pelo seu partido e teve o apoio de MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União e das federações PSDB-Cidadania e PT-PCdoB-PV.

Jhonatan foi o deputado de Roraima mais votado na última eleição, com 19.881 votos. O parlamentar está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara. Na Casa, atuou como presidente da Comissão de Minas e Energias (2017-2018), foi titular na de Fiscalização Financeira e Controle e suplente na de Finanças e Tributação.

Além de Jhonatan, concorreram à indicação para o TCU a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que recebeu 75 votos, e o agora ex-deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), que recebeu 174 votos. Fabio não foi reeleito para a nova legislatura e deixou a Câmara nessa quarta-feira (1º) após a posse dos novos deputados.

O TCU é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União. O tribunal é composto por nove ministros, sendo três escolhidos pelo presidente da República e seis escolhidos pelo Congresso Nacional - três para a Câmara dos Deputados e três para o Senado Federal.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados TCU arthur lira Jhonatan de Jesus Mecias de Jesus

Temas

Nota Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES