Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Coronel da PM do DF apresenta atestado e CPMI será cancelada nesta ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso Nacional

Coronel da PM do DF apresenta atestado e CPMI será cancelada nesta segunda

Ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Jorge Eduardo Naime, apresentou um atestado médico

Congresso em Foco

26/6/2023 11:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Autorizado a ficar em silêncio durante depoimento  na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpista, o ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime apresentou um atestado médico e não vai comparecer à comissão. O depoimento estava marcado para a tarde desta segunda-feira (26). A autorização para o coronel permanecer em silêncio partiu do Supremo Tribunal Federal (STF).   Para quem tem pressa:
  • O coronel Jorge Eduardo Naime, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), seria ouvido na CPMI dos atos antidemocráticos.
  • Naime era comandante do Departamento de Operações da PMDF durante a tentativa de invasão às sedes dos três poderes da república.
  • Ele é acusado de conspirar para que a polícia não agisse contra os golpistas.
  • De acordo com depoimentos de policiais, Naime se ausentou da operação, enviando um número insuficiente de militares com pouco equipamento.
  • Há suspeitas de que a ausência de Naime na operação fosse um plano para prejudicar seu superior e abrir espaço para assumir o comando da PMDF em seu lugar.
  • A CPMI também receberá o coronel Jean Lawand Júnior, do Estado Maior do Exército, que trocou mensagens com o ex-auxiliar do presidente Bolsonaro, Mauro Cid, pedindo apoio para um golpe contra o TSE.
O atestado do coronel foi entregue à secretaria da CPMI. Segundo a equipe da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a sessão será aberta, mas logo suspensa pelo presidente da Comissão, Arthur Maia (União-BA). Naime foi convocado pela CPI dos Atos Golpistas na condição de testemunha. Nesses casos, o convocado era obrigado a comparecer e prestar o compromisso de dizer a verdade, mas o atestado de saúde o isenta da condição. Em janeiro, quando ocorreram os ataques de 8 de janeiro, o coronel era chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal. O coronel está preso desde fevereiro. Jorge Naime é investigado no inquérito do STF que apura possíveis omissões de autoridades pelos atos do dia 8 de janeiro. Jorge Eduardo Naime era encarregado de, no dia da manifestação, estabelecer as diretrizes e as condições para que a PMDF pudesse acompanhar o ato bolsonarista e deter eventuais violações. Seu departamento era responsável por definir quantos policiais acompanhariam os manifestantes, qual equipamento estaria à disposição, quem comandaria cada unidade, além de fornecer detalhes da operação aos policiais envolvidos.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Lula Câmara Congresso Nacional Bolsonaro Polícia Militar do DF CPMI coronel golpistas bolsonarista Atos antidemocráticos Atos golpistas 8 de janeiro

Temas

Democracia Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

No ritmo atual, Eduardo deve perder o mandato no início de outubro

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES