Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara adia votação da PEC da Anistia para agosto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Plenário da Câmara

Câmara adia votação da PEC da Anistia para agosto

Câmara dos Deputados incluiu na pauta a PEC 9/2023, que concede anistia aos partidos multados por descumprimento de cotas orçamentárias.

Congresso em Foco

3/7/2024 | Atualizado às 22:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para agosto a discussão em plenário da PEC 9/2023, conhecida como PEC da Anistia Partidária, na pauta desta quarta-feira (3). A proposta prevê o perdão às dívidas dos partidos que descumpriram suas cotas orçamentárias de gênero e etnia nas eleições de 2022, além de anistiar candidatos que tiveram suas prestações de contas negadas pela justiça eleitoral e permitir o abatimento de multas usando recursos do Fundo Eleitoral. A proposta é um tema consensual entre as lideranças dos principais partidos, incluindo PT, principal sigla do governo, e PL, da oposição. Por outro lado, enfrenta resistência de movimentos da sociedade civil organizada, além das bancadas do Psol e do Novo, bem como quadros das bancadas Negra e Feminina. Sua tramitação ficou emperrada na Comissão Especial em setembro de 2023, mas recuperou fôlego no último mês de junho, após a divulgação dos valores dos fundos Partidário e Eleitoral para o pleito municipal de 2024. Na sessão desta quarta, o item começou a ser discutido em plenário, mas foi novamente adiado. O adiamento se deu diante de um recuo da bancada do PT, que afirmou não reconhecer, no texto apresentado em plenário, a versão da qual o Colégio de Líderes havia acordado anteriormente em votar. Lira optou por não continuar a discussão, e deixar a votação para outro momento.

Discussão

Logo ao abrir a ordem do dia, o presidente Arthur Lira anunciou a votação da PEC 9. A decisão foi logo contestada pelo deputado Gilson Marques (Novo-SC), que apresentou questão de ordem alegando que não há um parecer da comissão especial, não havendo portanto a possibilidade regimental de votação. "A comissão especial tem no mínimo 10 sessões e no máximo 40 sessões para apresentar seu relatório. (...) O fato de ela não cumprir o seu papel não impede que venha a plenário. (...) A presidência tem regimentalmente poderes para atrair à plenário qualquer PEC em comissão especial, com ou sem relatório", respondeu o presidente. Sâmia Bomfim (Psol-SP) também apresentou uma questão de ordem, apontando para a ausência de relatório no prazo mínimo de 24h no sistema da Câmara. Lira indeferiu a questão de ordem sem que a deputada pudesse concluir seu argumento. Logo em seguida, o presidente cobrou a presença do Colégio de Líderes. "Esta presidência não tem nenhuma vontade pessoal em votar essa PEC. Nenhuma. Relutei durante três semanas. Todos os partidos, presidentes de partidos e lideranças partidárias, com exceção do Novo e do Psol, se posicionaram a favor da PEC. Portanto, aos líderes desses partidos, venham a plenário explicitar o posicionamento de cada partido", declarou. O plenário seguiu para a discussão de um requerimento de retirada de pauta apresentado pelo Psol, até que o líder do PT, Odair Cunha (PT-MG), no momento de expor sua orientação de bancada, se queixou de não se tratar do mesmo texto apresentado anteriormente ao Colégio de Líderes, e de ainda haver necessidade de mudanças antes da votação de mérito. Lira sugeriu então que a discussão fosse adiada para agosto, havendo consenso do plenário.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados arthur lira PEC 9/2023 PEC da anistia

Temas

Live Democracia Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES