Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alvaro Dias é lançado à presidência do Senado e pede voto aberto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Alvaro Dias é lançado à presidência do Senado e pede voto aberto

Congresso em Foco

22/1/2019 | Atualizado às 19:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O Podemos lançou nesta terça-feira (22) a candidatura do senador Alvaro Dias (PR) à presidência do Senado. A sigla também decidiu apoiar o voto aberto na disputa pelo comando da Casa e da Câmara. "Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, principalmente, em respeito ao direito constitucional do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos", afirma o Podemos em nota. Segundo o Podemos, a candidatura de Alvaro recebeu o apoio de 96% dos 110 mil filiados consultados. "Em respeito a essa expressiva votação, o Podemos apresenta e apoia a candidatura do senador Alvaro Dias, parlamentar com experiência e trajetória exemplar, que o credenciam para levar adiante na Casa Legislativa as principais pautas para a recuperação e o desenvolvimento do Brasil", alega a legenda.

Simone Tebet avisa Renan sobre candidatura: "Não sou candidata de mim mesma"

Alvaro disputou a eleição presidencial em 2018, quando recebeu 859.601 votos e ficou na nona colocação. Entre os nomes que estão na disputa pela presidência do Senado estão a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Major Olimpio (PSL-SP), Espiridião Amin (PP-SC) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubou uma liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello que abria a votação no Senado. Segundo Toffoli, não cabe ao Judiciário interferir em assunto interno do Legislativo. A avaliação entre os senadores é que a votação secreta favorece a candidatura de Renan. O raciocínio é de que a abertura do sufrágio inibiria o voto em um candidato que já chegou a responder a 18 inquéritos na Lava Jato e que renunciou à presidência da Casa em 2007 após um bombardeio de denúncias.

Votação aberta para presidente do Senado é casuísmo, diz Cid Gomes

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Alvaro Dias Renan Calheiros eleição no senado dias toffoli marco aurélio mello Davi Alcolumbre podemos simone tebet Major Olímpio Espiridão Amin

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES