Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manuela vê "machismo de esquerda" em chamar Guedes de "tchutchuca": ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manuela vê "machismo de esquerda" em chamar Guedes de "tchutchuca": "Piada ridícula"

Congresso em Foco

5/4/2019 | Atualizado às 8:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Candidata a vice-presidente na chapa encabeçada em 2018 por Fernando Haddad (PT), a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) reprovou a provocação feita pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, durante audiência para debater a reforma da Previdência na Câmara na última quarta-feira (3). Para Manuela, a piada não tem graça, associa as mulheres à fragilidade e revela um "machismo de esquerda".  O comentário dela, feito no Instagram, provocou polêmica entre seus seguidores. Veja o post:
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 

Gostaria de registrar que piadas vinculando o Ministro Paulo Guedes com meninas, mulheres e tchuchucas não tem graça nenhuma porque nós mulheres não somos mais fracas nem somos as responsáveis por essa desgraça de governo. Alias, nós Lutamos bravamente para que ele não fosse sequer eleito porque sabemos que as medidas adotadas nos prejudicam em primeiríssimo lugar. Prova disso é a reforma da previdência, as medidas pra acabar com a educação e saúde. Alô, esquerda e democratas do meu Brasil varonil. Guedes não é "mulherzinha". Ele é um liberal defensor de Pinochet e Ponto. Talquei? Essa postagem teve o patrocínio de "vamos lutar juntxs contra a reforma da previdência porém aprendendo no caminho a não ser um machista de esquerda"

Uma publicação compartilhada por Manuela d'Ávila (@manueladavila) em 4 de Abr, 2019 às 10:15 PDT

Frente a frente com o ministro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Zeca disse que Guedes era "tigrão" com os aposentados, idosos de baixa renda e agricultores, mas "tchutchuca" com os privilegiados do Brasil. "Tchutchuca é a mãe, é a avó", reagiu o ministro da Economia. O bate-boca continuou e o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), encerrou a audiência. O comentário de Manuela provocou uma clara divisão entre seus seguidores. Nem todos concordaram com o ponto de vista da deputada, conhecida por abraçar a causa feminista. Houve quem a parabenizasse, mas também quem considerasse que o petista não tenha se referido ao ministro como "menina". "Sou de esquerda, tenho o máximo respeito pela pauta identitária, inclusive apoio com unhas e dentes, mas não penso que se referir a Guedes como tchutchuca seja motivo para atingir as mulheres. O sentido empregado na frase formada pelo Deputado Zeca Dirceu se refere a fraqueza e subserviência de Guedes quando o assunto é combater a classe privilegiada. Levar o termo colocado pelo Deputado Zeca para outra seara é totalmente desnecessário, inaplicável e foge do debate principal", escreveu uma seguidora. Outra fez coro à crítica de Manuela: "Sobre o episódio ridículo de 'tigrão e tchutchuca' na política brasileira: O debate público só vai evoluir para uma coisa séria quando as mulheres forem qualitativa e quantitativamente representadas no cenário político nacional.  O patriarcado é violento, é desrespeitoso, é irresponsável e é chulo. E ele existe do lado direito e do lado esquerdo. A política nacional é dominada, há séculos, por púberes tardios. Lamentável. E vergonhoso." Veja a discussão entre Zeca Dirceu e Paulo Guedes: >> Ação quer que TV Cultura se desculpe por "machismo" contra Manuela D'Ávila
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

reforma da previdência mulheres manuela d'ávila feminismo machismo Zeca Dirceu Paulo Guedes

Temas

Direitos Humanos Economia Congresso

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES