Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Live do Congresso em Foco debaterá regularização fundiária, na ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Live do Congresso em Foco debaterá regularização fundiária, na terça-feira

Congresso em Foco

16/5/2020 13:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A medida provisória que definia novas regras para a regularização fundiária no Brasil (MP 910/2019), saiu da pauta do Congresso Nacional. Por acordo entre as lideranças, ela foi substituída por um projeto de lei (PL 2633/2020) de teor semelhante. A matéria tem como relator o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e terá como base o texto do relator da MP na Câmara, Zé Silva (Solidariedade-MG). Ramos tem o desafio de equilibrar o texto, entre os interesses de ambientalistas e ruralistas. O grupo defensor do meio ambiente acredita que o texto tem pontos a serem melhorados. A principal discordância é a possibilidade de regularização por autodeclaração. Com esse critério, a terra a ser regularizada fica dispensada de fiscalização in loco por órgãos do governo. O relator, entretanto, afirma que é necessária a apresentação de dez documentos que comprovem a veracidade do que o proprietário da terra está preenchendo, o que tira o caráter de autodeclaração do texto. Outro ponto de desacordo entre os ambientalistas e os ruralistas é o tamanho da área para enquadramento como pequeno agricultor, que tem regras especiais na regularização. O relatório coloca esse corte em seis módulos fiscais, medida de área que tem critérios definidos pelo Incra. Os ambientalistas querem quatro, mas o relator já adianta: "Se tentarem mexer, os ruralistas ampliarão para dez no Plenário". Para entender melhor a proposta e suas consequências, o Congresso em Foco irá promover, em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), um debate entre o relator Marcelo Ramos e defensores do meio ambiente. A transmissão acontecerá no canal do Youtube e no site do Congresso em Foco, na próxima terça-feira (19), às 10h. André Lima - Advogado socioambientalista há 25 anos, formado em Direito pela USP, mestre em Política Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Ex-secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal entre 2015 e 2018. Publicou o livro 30 anos da Constituição de 88 e os Direitos Socioambientais: histórias, avanços e desafios. É coordenador do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Suely Araújo - Urbanista e advogada, doutora em ciência política, consultora legislativa aposentada da Câmara dos Deputados, ex-presidente do Ibama. Atualmente atua como especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima. Professora no IDP e na UnB. Perpétua Almeida - Deputada federal pelo PCdoB, eleita pelo Acre. Líder do PCdoB na Câmara, foi vereadora em Rio Branco. Professora, diretora escolar e auxiliar bancária. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Acre. A deputada faz parte das frentes em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas; Defesa da Amazônia; e Ambientalista.
Marcelo Ramos - Deputado Federal pelo PL, eleito pelo Amazonas. É vice-líder do bloco com 13 partidos, incluindo DEM, Avante e Republicanos. É advogado e professor. Foi presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara em 2019.
A mediação será feita pelo chefe de redação do site, João Frey.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Meio Ambiente Perpétua Almeida Regularização fundiária André Lima IDS Instituto Democracia e Sustentabilidade MP 910 Marcelo Ramos (PL-AM) Zé Silva (Solidariedade-MG) Suely Lima

Temas

Meio Ambiente

LEIA MAIS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Mundo

Saída do Acordo de Paris enfraquece os Estados Unidos, avalia governo sueco

Plenário da Câmara

Câmara vota criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES