Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF encaminha denúncia contra Bolsonaro à PGR por ofensa a jornalista

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF encaminha denúncia contra Bolsonaro à PGR por ofensa a jornalista

Congresso em Foco

26/8/2020 16:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente Jair Bolsonaro [fotografo] Reprodução [/fotografo]

Presidente Jair Bolsonaro [fotografo] Reprodução [/fotografo]
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por ter ameaçado agredir um jornalista. "A vontade que eu tenho é de encher sua boca de porrada", disse o presidente ao repórter Daniel Gullino, do jornal O Globo, que perguntou sobre os cheques depositados por Fabrício Queiroz à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Para o autor da denúncia, o advogado Ricardo Bretanha Schmidt, o presidente incorreu no crime previsto no artigo 147 do Código Penal. "Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave". "E não se diga que a fala do Presidente da República ora noticiado não se caracterizou em ameaça, pois quando efetuou a afirmação acima descrita, claramente possuiu a flagrante intenção de ameaçar o jornalista, no caso causar mal injusto e grave ao mesmo", afirma o jurista. A representação prevê que, em caso de oferecimento de denúncia, ela deverá ser enviada à Câmara dos Deputados. Caso o parlamento aceite, o presidente da República precisará ser afastado do cargo. A fala do presidente gerou grande repercussão na sociedade civil e no mundo político.  O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), aditou o pedido de impeachment já apresentado pela bancada contra Jair Bolsonaro para acrescentar mais dois crimes de responsabilidade cometidos neste caso: contra o exercício de direitos individuais e falta de probidade na administração.
A deputada Natália Bonavides (PT-RN)  foi ao STF contra o presidente e protocolou denúncia contra Bolsonaro por crime de constrangimento ilegal.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também anunciou uma ação após a agressão do presidente. Segundo o congressista, será apresentada denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA para que o órgão acompanhe a violência contra a liberdade de imprensa no Brasil.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF supremo tribunal federal

Temas

Judiciário Governo

LEIA MAIS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Pé de Meia

TCU desbloqueia recursos do Pé-de-Meia e dá prazo para o governo fazer ajustes

economia

Galípolo: inflação será motivo de desconforto para famílias e empresas a curto prazo

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES