Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Queiroga dribla Ministério da Saúde e acena a embaixador chinês

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Queiroga dribla Ministério da Saúde e acena a embaixador chinês

Congresso em Foco

23/5/2021 9:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagiu a uma publicação do Ministério da Saúde na noite de sábado (22). No post, a pasta agradece genericamente a cooperação internacional pelo recebimento de insumos para a produção de vacinas.

Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra. pic.twitter.com/UDaratn7pQ

- Yang Wanming (@WanmingYang) May 22, 2021
Yang Wanming chamou atenção para a colaboração entre os países e falou: "Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra." Por meio de seu perfil pessoal, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu ao diplomata: "Agradecemos sempre o apoio do senhor nesse momento de dificuldade sanitária. O Ministério da Saúde espera ter sempre a sua parceria para essa e futuras ações".

@WanmingYang agradecemos sempre o apoio do senhor nesse momento de dificuldade sanitária. O @minsaude espera ter sempre a sua parceria para essa e futuras ações.

- Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) May 23, 2021
Quase duas horas após a publicação do embaixador, o Itamaraty  se pronunciou timidamente pelas redes sociais com a hashtag #DiplomaciaDaSaúde. Em nova publicação, o Ministério das Relações Exteriores agradeceu à "Chancelaria da República Popular da China pelos esforços na pronta liberação dos insumos contratados à Oxford/AstraZeneca". Relacionamento Na semana passada, os governadores João Doria (PSDB-SP), Waldez Góes (PDT-AP), Flávio Dino (PCdoB-MA) e Wellington Dias (PT-PI), representando o Fórum dos Governadores, se reuniram com o diplomata chinês para reforçar a urgência do envio do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima utilizada na produção de vacinas contra o novo coronavírus, ao país. "Senhor embaixador, assim como marcamos uma reunião para pedir, agora nos cabe agradecer o esforço da China para nos atender com os "insumos do exterior", que tanto precisamos em momento tão difícil. Na parte que nos cabe, representando o Maranhão, V.Exa tem o nosso reconhecimento", disse o governador do Maranhão.
Apesar de ser o maior parceiro comercial do Brasil há onze anos e fundamental para o desenvolvimento de vacinas contra a covid, o governo Bolsonaro segue em conflito com a China. Em depoimento à CPI da Covid na semana passada, o ex-chanceler, Ernesto Araújo, negou ter feito declarações xenofóbicas contra o país. Senadores se revoltaram com a fala do ex-ministro e acusaram Araújo de mentir, já que há registros públicos de falas preconceituosas contra a China. > Viagem a Israel discutiu terrorismo estatal, liberdade de culto e missão espacial
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro Itamaraty China Ministério da Saúde Flávio Dino Waldez Góes João Doria Ernesto Araújo Vacina Yang Wanming covid AstraZeneca CPI da covid Marcelo Queiroga IFA Wellignton Dias

Temas

Reportagem Saúde Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES