Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Acampamento Terra Livre 2020 já tem data para acontecer

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Acampamento Terra Livre 2020 já tem data para acontecer

Congresso em Foco

4/3/2020 14:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A 16ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) já tem data para acontecer. Segundo a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), de três a cinco mil lideranças indígenas devem estar em Brasília nos dias 27, 28 e 29 de abril. Dentre as principais pautas estão a defesa da Amazônia, demarcação de terras indígenas e luta contra o projeto de mineração em território indígena. > Medida provisória vai abrir áreas protegidas à mineração em RR e AP Joenia é a primeira deputada federal indígena do país, e para ela, manifestações como o ATL são essenciais para combater os ataques do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) contra a democracia. "A ideia é dizer que nós não estamos alheios a qualquer ato que possa colocar em risco a democracia no país", declarou. Para a deputada, o projeto de lei de mineração em terras indígenas, enviado pelo chefe do Executivo para a Câmara, sem o diálogo com os povos atingidos, é uma demonstração do autoritarismo do governo. "Ele [Jair Bolsonaro] prefere adotar do totalitarismo para dizer que tem que abrir as terras indígenas para os garimpos, que são inconstitucionais", declarou. "É absurdo vir de uma pessoa que é autoridade maior, tentar regularizar uma atividade que é ilegal", disse a deputada. A parlamentar também relembrou os recentes ataques que o presidente tem feito contra o Congresso e os defensores do meio ambiente. "Ele tem feito várias declarações contra a democracia, contra o meio ambiente, contra a Amazônia", criticou a congressista.
O que é o ATL
O ATL é a maior mobilização indígena do Brasil, que envolve desde movimentos sociais a organizações que representam os diferentes povos indígenas do país. Como é feito todos os anos, a tendência é que as lideranças se reúnam e levem as reivindicações dos povos aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Manifestações de Maio
O mês de maio terá uma intensa agenda de manifestações contra o governo. A começar pelo dia 8 de março, quando manifestantes vão às ruas em defesa das mulheres, no dia 14, que é o aniversário do assassinato da vereadora Marielle Franco e no dia 18, quando manifestantes contrários à pauta econômica do governo protestarão. Em todas as manifestações, setores da sociedade civil e da oposição prometem incomodar o governo. > Oposição aposta nas manifestações do dia 8 para frear Bolsonaro > Cinco estratégias da oposição para frear ataques de Bolsonaro ao Congresso
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

manifestação Jair Bolsonaro ATL mineração em terras indígenas 16ª edição do Acampamento Terra Livre Joenia Wapichana (Rede-RR)

Temas

Meio Ambiente Direitos Humanos Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES