Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Moraes determina quebra de sigilo bancário de Zambelli e Bia Kicis

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Moraes determina quebra de sigilo bancário de Zambelli e Bia Kicis

Congresso em Foco

16/6/2020 | Atualizado às 20:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Deputados aliados de Jair Bolsonaro tiveram a quebra do sigilo bancário autorizada pela ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morares. A determinação foi para apurar se eles atuaram no financiamento de atos antidemocráticos. A decisão foi tomada junto com a deflagração da Operação Lume, deflagrada da manhã desta terça-feira (16). As informações foram publicadas pelo jornal O Globo. Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Cabo Junio ??Amaral (PSL-MG) e Otoni de Paula (PSC-RJ) são os deputados que tiveram seus sigilos bancários quebrados. Segundo o jornal, existe indícios de que os congressistas apoiaram os atos antidemocráticos, portanto, a quebra do sigilo é para apurar se eles também financiaram tais movimentos. Logo após a divulgação dessas quebras, o site Antagonista divulgou mais seis deputados e um senador como sendo alvo da mesma ação: Daniel Silveira (PSL-RJ), Caroline de Toni (PSL-SC), Alê Silva (PSL-MG), General Girão (PSL-RN), Guiga Peixoto (PSL-SP), Aline Sleutjes (PSL-PR) e o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ). O deputado Junio Amaral afirmou em nota que soube pela imprensa da quebrado sigilo. "Eu pouco importo para o que verão lá, mas chegamos no extremo. Direitos e garantias fundamentais assegurados, salvo se apoiador do presidente", afirmou. A assessoria de imprensa da da Carla Zambelli, disse que a "defesa da parlamentar não foi intimada a respeito de suposta quebra de sigilo bancário da deputada, não sabendo sequer em qual procedimento a referida decisão pode ter sido ultimada". A deputada afirmou ainda que "se alguém espera encontrar algo que me comprometa, terá uma grande decepção". Ela se colocou à disposição das autoridades A deputada Aline Sleutjes, afirmou que não foi informada da decisão. "Não fui notificada em relação a minha quebra de sigilo, inclusive, fiquei sabendo neste momento por meio de notícias na imprensa. Todavia, estou à disposição para colaborar com a justiça, e reitero meu compromisso com o trabalho sério e transparente, respeitando, acima de tudo, a Democracia é a Constituição. Nunca apoiei ou participei de movimentos anti democráticos, e não financiei nenhuma organização que fomenta tais atitudes", disse. A equipe da Bia Kicis se limitou a dizer que "a deputada ainda não foi notificada". Até o momento a reportagem não conseguiu contato com os outros parlamentares.
Além dessas quebras de sigilo, a Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão contra investigados no inquérito que apura atos contra o STF. Entre os alvos estavam o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) e o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, acusado de produzir e disseminar fake news.
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Jair Bolsonaro supremo tribunal federal Daniel Silveira Allan dos Santos Alê Silva (PSL-MG) Bia Kicis (PSL-DF) General Girão (PSL-RN) Carla Zambelli (PSL-SP) Alexandre de Morares Operação Lume Cabo Junio ??Amaral (PSL-MG) Otoni de Paula (PSC-RJ) Daniel Silveira (PSL-RJ) Caroline de Toni (PSL-SC) Guiga Peixoto (PSL-SP) Aline Sleutjes (PSL-PR) Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Temas

Judiciário Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES