Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pacheco diz que não transformará prisão de deputado em "crise ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pacheco diz que não transformará prisão de deputado em "crise institucional"

Congresso em Foco

17/2/2021 | Atualizado 21/6/2021 às 11:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Segundo as entidades, a MP da desoneração, defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad,

Segundo as entidades, a MP da desoneração, defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, "aumenta os custos de empregar no Brasil. Pacheco vai reunir líderes para tratar do tema na próxima semana. [fotografo]Marcos Oliveira/Agência Senado[/fotografo]
Nesta quarta-feira (17), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não elevará o caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante nesta terça-feira (16), a uma crise institucional. Segundo o senador,  a Câmara está "acima do ato de um parlamenta, o Supremo Tribunal Federal (STF) - que manteve a prisão do deputado - está acima de "uma decisão específica", e o "Estado Democrático de Direito [está] acima de todos". "O caso do deputado Daniel Silveira deve ser resolvido com procedimentos próprios das duas instituições e à luz da Constituição e da Lei", afirmou Pacheco em série de postagens no Twitter. A prisão foi determinada após o deputado publicar vídeo contra os ministros da corte e a favor do AI-5. Pacheco reconheceu que "atentar contra a Democracia e suas instituições é gravíssimo, sujeito ao crivo ético e judicial". Mas, preferiu fazer uma ponderação sobre a prisão do congressista: "Por outro lado, prender ou manter preso alguém antes do julgamento deve continuar a ser tratado como grave exceção". Ele afirmou, também, que esse episódio não pode tirar o foco das prioridades do Brasil que, segundo o parlamentar são: ": vacina, auxílio e reformas".  O pronunciamento foi feito por meio da sua conta no Twitter.

A Câmara Federal está acima do ato de um parlamentar; o STF acima de uma decisão específica; e o Estado Democrático de Direito acima de todos. O caso do deputado Daniel Silveira deve ser resolvido com procedimentos próprios das duas instituições e à luz da Constituição e da Lei.

- Rodrigo Pacheco (@rpsenador) February 17, 2021

Não elevaremos esse episódio a uma crise institucional. Seguimos com as prioridades comuns do Brasil: vacina, auxílio e reformas.

- Rodrigo Pacheco (@rpsenador) February 17, 2021
>Abraham Weintraub parabenizou Daniel Silveira por ataques ao STF Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado câmara dos deputados STF ditadura prisão Rodrigo Pacheco Daniel Silveira AI5

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES