Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. AGU pede que o Tik Tok tire do ar vídeo fake de Haddad

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Desinformação

AGU pede que o Tik Tok tire do ar vídeo fake de Haddad

Segundo a AGU, o conteúdo foi manipulado e busca confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda em temas de interesse público.

Congresso em Foco

21/1/2025 15:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou extrajudicialmente a plataforma Tik Tok, na segunda-feira (20), para remover vídeo fake do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No vídeo manipulado por inteligência artificial, o chefe da pasta fazia declarações sobre "taxação dos pobres", com apoio do presidente Lula. Nesta terça-feira (21), o conteúdo já não estava mais na plataforma.

"A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa", aponta o órgão na notificação. 


  • Leia a íntegra da notificação extrajudicial
Segundo a AGU, o conteúdo foi manipulado e busca confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda em temas de interesse público. O órgão ainda apontou que a permanência do vídeo na plataforma contrariava os termos de uso do Tik Tok e pediu que, caso o aplicativo não removesse o vídeo, incluísse um aviso de que "o vídeo foi gerado por inteligência artificial - conteúdo alterado ou sintético". "Trata-se, portanto, de desinformação, pois manipula vídeo, com auxílio de inteligência artificial, mostrando fato que não condiz com a realidade, para confundir o público sobre a posição do Ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público, sem a efetiva manifestação da autoridade pública em comento", acrescenta a AGU. Em relação ao combate de fake news contra o governo e, em especial, a Fazenda, a Advocacia se manifestou no caso das desinformações sobre "taxação do Pix". A AGU vai tomar medidas judiciais contra golpes que utilizaram das notícias para cobranças adicionais quando o pagamento é feito por meio de transações instantâneas, pois configura crime contra a economia popular.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

AGU Fernando Haddad desinformação Tik Tok

Temas

Mídia Governo Nota

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES