Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova estado de calamidade pública e decreto é publicado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova estado de calamidade pública e decreto é publicado

Congresso em Foco

20/3/2020 | Atualizado às 18:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sistema de votação remota do Senado Federal foi usado pela primeira durante a  análise do decreto de calamidade pública; [fotografo] Agência Senado [/fotografo].

Sistema de votação remota do Senado Federal foi usado pela primeira durante a análise do decreto de calamidade pública; [fotografo] Agência Senado [/fotografo].
O Senado Federal aprovou nesta sexta-feira (20), o Projeto de Decreto Legislativo que reconhece a situação de calamidade pública no Brasil. Logo em seguida, o decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Os efeitos da medida valem até o dia 31 de dezembro de 2020. O parecer favorável do senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi aprovado com orientação favorável de todos os partidos. > As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19 no Brasil Com o estado de calamidade pública aprovado, o governo não precisará mais cumprir as metas fiscais. A meta para 2020 é de deficit de 124,1 bilhões. A medida foi feita para que as despesas possam aumentar além da meta e que mais verbas sejam destinadas a medidas contra o alastramento do coronavírus. > Anastasia comandará Senado por 14 dias; o que esperar do interino O estado de calamidade também abre caminho para que não haja contingenciamento daqui para frente, mas não desobriga o cumprimento da regra de ouro nem do teto de gastos. A votação aconteceu por meio do Sistema de Deliberação Remota, ferramenta que ainda não está 100% pronta, mas cujo uso foi antecipado para essa situação excepcional. O mecanismo será aprimorado nos próximos dias e ficará à disposição dos presidentes das comissões e também deverá ser utilizado em outras deliberações no Plenário. A ideia é não deixar o trabalho acumular e manter a votação de matérias importantes. Essa foi a primeira votação conduzida pelo presidente interino do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG). O mineiro é 1º vice-presidente da Casa Legislativa e substitui Davi Alcolumbre (DEM-AP), que está infectado com coronavírus. > Brasil fecha fronteira terrestre com Argentina e mais sete países  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSD DEM pdt Antonio Anastasia calamidade publica Davi Alcolumbre meta fiscal Weverton Rocha coronavírus covid-19

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES