Entrar

    Cadastro

    Congresso Agora

    Participe

    Estados

    Pesquisas

    Cargos

    Radar

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Colunas >
  3. O bolsonarismo está cada vez mais isolado | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News
LEIA TAMBÉM

Lydia Medeiros

A missão de Lula para Alckmin em São Paulo

Lydia Medeiros

PSD de Kassab aposta contra polarização, mas olha para 2030

Lydia Medeiros

Flávio precisa convencer direita de que pode vencer Lula

Lydia Medeiros

2026: a resposta das urnas à esperança

Lydia Medeiros

Lula e oposição tentam encontrar rumo no pós-Bolsonaro

Cenário político

O bolsonarismo está cada vez mais isolado

Lançamento de Flávio Bolsonaro à presidência expõe divisões na direita e abre espaço para reorganização da centro-direita.

Lydia Medeiros

Lydia Medeiros

15/12/2025 9:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA COLUNA

Flávio Bolsonaro anunciou que foi o escolhido pelo pai, Jair, para disputar a Presidência em 2026. Segundo líderes de partidos de direita e de centro, o senador não avisou que faria o comunicado. Lançou-se em voo solo. Recebeu um "boa sorte" de Gilberto Kassab, presidente do PSD. O deputado Doutor Luizinho Teixeira, líder da bancada da federação PP-União Brasil, afirmou que o gesto liberou o grupo para construir uma candidatura alternativa.

De um quarto que lhe serve de cela na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, o ex-presidente, ao autorizar a candidatura do filho 01, conseguiu isolar ainda mais seu partido, o PL, e abrir caminho para uma reorganização da centro-direita na disputa eleitoral.

Esse isolamento é ainda mais visível no Congresso. Horas depois de divulgar sua candidatura, Flávio disse que poderia mudar de ideia, mas que haveria um "preço": a anistia a Jair Bolsonaro e a restituição de seus direitos políticos. A Câmara decidiu tomar outro rumo: aprovou o "PL da Dosimetria", que, se confirmado pelo Senado, poderá reduzir a pena do ex-presidente, de 27 anos, mas ainda o deixará fora das urnas.

Movimento do ex-presidente ao lançar o filho à disputa presidencial acelera disputas internas e favorece adversários.

Movimento do ex-presidente ao lançar o filho à disputa presidencial acelera disputas internas e favorece adversários.Pedro Ladeira/Folhapress

O caminho escolhido pela família Bolsonaro divide o bloco, mas também pode permitir a construção de uma candidatura de centro-direita. É a aposta de Kassab — que mantém três ministérios no governo Lula. O governador Tarcísio de Freitas, um leal bolsonarista, tem sido diplomático. Ele é o preferido da elite econômica paulista para disputar com Lula, mas, mantida a decisão de Flávio, optará mesmo pela reeleição. Emerge naturalmente, então, o nome de Ratinho Junior, do PSD, considerado politica e eleitoralmente mais viável do que Ronaldo Caiado (UB) ou Romeu Zema (Novo).

O risco dessa candidatura, seja a de quem for — Ratinho, Zema, Caiado ou outro — é deixar desunida a centro-direita e estimular esses partidos a preferir investir tempo, energia e recursos na eleição legislativa. Essa foi a trajetória histórica de partidos como o MDB e o antigo PFL (depois Democratas e hoje União Brasil). É considerada a melhor opção por metade da bancada do PP na Câmara, admitiu Luizinho Teixeira. Ter maioria legislativa, hoje, representa maior poder sobre o Orçamento federal e o direito a um fundo partidário milionário. Um bom negócio.

A escolha de Jair Bolsonaro enfraquece sua liderança e mexe com a centro-direita. Boa parte desse campo gostaria de sair da sombra do ex-presidente, mas sem abrir mão dos votos que ele carrega. Esses partidos terão de trabalhar mais, caso o sobrenome Bolsonaro esteja mesmo na disputa. Até aqui, o maior beneficiado é Lula, o adversário comum. Dias atrás, o presidente ironizou: "Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum."


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

flavio bolsonaro eleições presidenciais eleições 2026

Temas

Política
COLUNAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES