Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministros do STF comentam indicação de Zanin para a Corte

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministros do STF comentam indicação de Zanin para a Corte

Ministros reagiram ao longo do dia à nomeação de Zanin ao STF. A presidente da Corte, Rosa Weber, destacou o desequilíbrio de gêneros

Congresso em Foco

1/6/2023 19:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sessão plenária do STF.
Ministros durante a sessão plenária.
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Sessão plenária do STF. Ministros durante a sessão plenária. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ao longo desta quinta-feira (1), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) comentaram a indicação feita pelo presidente Lula (PT) do seu advogado Cristiano Zanin Martins para ministro da Suprema Corte A presidente do STF, Rosa Weber, destacou a ausência de mulheres nos tribunais superiores.
Rosa Weber: “Aqui no Brasil, nós temos muitas mulheres na base da magistratura, na Justiça em primeiro grau, mas o número decresce no intermediário. Na cúpula, nos tribunais superiores, o número é ínfimo”
A ministra fez a declaração após reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, em visita ao Brasil. Com Cristiano Zanin, a Corte permecerá com uma composição de 9 homens e duas mulheres. O ministro Luiz Fux afirmou que a escolha foi “ótima”. O ministro Nunes Marques teve avaliação semelhante: “Muito boa”. O magistrado Luís Roberto Barroso comentou que Zanin tem "elevada qualidade profissional" nos casos que tramitaram no STF.  "Minha visão dele é a de um advogado sério e competente, que exibiu dedicação ao cliente e conduta ética, mesmo diante da adversidade. Da minha parte, será muito bem-vindo”, afirmou. Por fim, o decano da corte, Gilmar Mendes, afirmou ser uma indicação "positiva, de uma pessoa qualificada, que vai integrar-se bem ao tribunal”. No Twitter, o ministro Gilmar Mendes disse que a notícia é "alvissareira". 

É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional.

— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) June 1, 2023
Zanin foi advogado de Lula ao longo de todos os processos da Operação Lava Jato, protagonizadas pelo atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR), e defendeu o presidente Lula no processo que levou a sua prisão, em 2018 e 2019. O escritório de Zanin defendeu Lula no STF e levou o caso à ONU (Organização das Nações Unidas). Zanin assumirá a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril.  A indicação de Zanin perpassa pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e irá posteriormente a votação em plenário, que não deve trazer resistência ao nome. O processo de escolha do novo ministro da Suprema Corte só é finalizado depois de o nome ser aprovado no plenário do Senado Federal. Só então o STF pode marcar a posse.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Lula Gilmar Mendes Luiz Fux ONU Luís Roberto Barroso Lava-Jato Zanin Ministra Rosa Weber

Temas

Judiciário Justiça Notícia

LEIA MAIS

novo teste gabi

teste2 dani teste dani teste daniiiiii

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "showDelay": true, "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES