Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Feriado e viagens de Pacheco e Lira esfriam semana no Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

agenda

Feriado e viagens de Pacheco e Lira esfriam semana no Congresso

Rodrigo Pacheco e Arthur Lira viajam ao exterior na semana do feriado de 12 de outubro. Semana deve ser fria no Congresso

Congresso em Foco

9/10/2023 8:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A semana deve ser de pouca movimentação no Congresso Nacional. Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida na quinta, 12 de outubro, e as viagens internacionais dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nenhuma proposta de grande impacto deverá ser votada.
  • Pacheco vai à Europa. Passa por Lisboa e Coimbra, em Portugal, e depois segue para Paris, na França, onde palestra em um evento da organização Esfera Brasil. Deve ficar fora até 16 de outubro.
  • Lira embarca para a Ásia. Na Índia, participa de um encontro com líderes parlamentares de países do G20. Segue para a China depois. Deve estar de volta no dia 20.
Com isso, uma série de temas do Legislativo fica em standby:
  • a poeira pode baixar nos próximos dias com a tensão entre Poderes. Nas últimas semanas, o Senado reagiu a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) vistas como invasivas das atribuições do Congresso fazendo avançar um projeto que diminui o poder de ministros do Supremo. Além disso, Pacheco deu declaração favorável a prosseguir com a discussão de mandatos para os magistrados da Corte.
  • da mesma forma, sem as votações, a obstrução da bancada ruralista na Câmara, outra resposta do Legislativo ao STF, não deve ter efeito expressivo nesta semana.
  • o PL de taxação das offshores, de grande importância para a agenda fiscal do governo, deve ser votado só após o retorno de Lira -- ou seja, só daqui a duas semanas.
Os outros Poderes da República também devem ter uma semana de menor agitação. O presidente Lula (PT) segue no Palácio da Alvorada, recuperando-se da cirurgia que fez no quadril por conta de uma artrose. Está trabalhando, mas continua em fisioterapia e sem receber visitas. Até a noite de domingo (8), a agenda do Supremo Tribunal Federal (STF) previa uma semana sem sessões presenciais. Os julgamentos em plenário virtual, porém, seguem abertos. Os 11 ministros têm até a segunda-feira da semana seguinte (16) para se posicionar a respeito do julgamento de uma leva de seis réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes, relator de todas as ações, votou pela condenação de todos, com penas que vão de 14 a 17 anos de prisão.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado câmara dos deputados Congresso arthur lira Rodrigo Pacheco feriado

Temas

Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES