Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula anuncia veto a nova divisão dos royalties

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula anuncia veto a nova divisão dos royalties

Congresso em Foco

7/12/2010 | Atualizado 17/1/2013 às 18:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Edson Sardinha

O presidente Lula adiantou hoje (7) que vetará parcialmente a proposta que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios, e não apenas entre os produtores. Em entrevista no Rio, Lula afirmou que o Congresso descumpriu o compromisso feito anteriormente para evitar que estados produtores, como o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e São Paulo, percam recursos com o novo modelo de partilha.
 
“Eu pretendo, ao receber a proposta do Congresso, vetar e colocar a medida provisória que foi a razão do acordo para que eles votem, no próximo ano, no Congresso Nacional”, declarou. O projeto, aprovado semana passada pela Câmara, aguarda apenas a sanção do presidente Lula para virar lei.

O acordo anterior ao qual o presidente se refere mantém a arrecadação dos estados produtores e redistribui os recursos oriundos da produção do pré-sal. "Só temos que torcer pelo seguinte: que a Petrobras tenha toda a sorte do mundo de tirar todo o pré-sal e a gente tenha governantes que distribuam de forma justa todas as riquezas do pré-sal. Se isso for feito, tenho certeza de que nós estaremos vivendo muito melhor", ressaltou Lula.

A nova regra de distribuição de royalties do petróleo prevê que, descontada a parcela que cabe à União e aos municípios afetados pela exploração, os demais royalties serão divididos em 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Pela distribuição atual, os estados produtores do Rio de Janeiro e Espírito Santo e a União ficam com 92,5%.

Leia ainda: Divisão de royalties é 'secundária', diz Vaccarezza

De acordo com o projeto aprovado pelo Congresso, as perdas dos estados produtores serão compensadas pelo governo federal. Logo após a aprovação do texto semana passada, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), se disse "confiante no veto presidente" à nova regra de distribuição de royalties. Em entrevista à rádio CBN, Cabral disse que a aprovação dessa proposta representa “a falência do estado do Rio”.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

royalties

Temas

Reportagem Infraestrutura

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES