Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadores se ausentaram em quase 20% das sessões

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadores se ausentaram em quase 20% das sessões

Congresso em Foco

30/1/2011 8:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_38160" align="alignleft" width="300" caption="Somados, os senadores faltaram a quase 20% das sessões que aconteceram nos quatro anos da legislatura"]Somados, os senadores faltaram a quase 20% das sessões que aconteceram nos quatro anos da legislatura[/caption]

Renata Camargo e Edson Sardinha 

Em toda a atual legislatura, que se encerra na próxima terça-feira (1º de fevereiro), os senadores estiveram ausentes em quase um quinto das sessões plenárias destinadas a votações de projetos de lei, medidas provisórias, propostas de emenda à Constituição e outras proposições legislativas.  De acordo com levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco, juntos, os parlamentares estiveram longe do plenário em 19,8% das reuniões. As ausências se deram por faltas sem justificativas e por licenças.

Veja a lista completa da assiduidade do Senado na legislatura 2007-2011

Como mostrou na série de reportagens sobre assiduidade parlamentar no Senado, publicada desde a última quarta-feira (26), de fevereiro de 2007 a dezembros de 2010, nenhum senador compareceu a todas as 430 sessões ordinárias reservadas a votação pelo Senado nesses quatro anos de legislatura. O mais assíduo entre eles foi o paraense Flexa Ribeiro (PSDB), que esteve presente em 408 sessões deliberativas ordinárias. Depois dele, os mais presentes foram Marco Maciel (DEM-PE) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) com 405 e 396 presenças, respectivamente.

Nenhum senador foi a todas as sessões desde 2007

O levantamento do site mostrou ainda que um em cada quatro senadores deixou de comparecer o equivalente a um ano de mandato nas sessões de votação na atual legislatura. O ranking dos mais ausentes da legislatura é encabeçado pelo senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, pelo ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL) e pela ex-candidata à Presidência Marina Silva (PV-AC).

21 senadores tiveram mais de um ano de faltas

Na relação dos que mais faltaram sem justificar suas ausências, o campeão foi o ex-primeiro-secretário da Mesa Efraim Morais (DEM-PB). O senador faltou a uma em cada quatro sessões deliberativas. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), foi o segundo na lista de mais faltosos sem dar explicações oficiais a Casa.

Eles foram os que mais faltaram sem justificar

Como revelou também o levantamento, de 2007 a 2010, o número de licenças solicitadas pelos senadores cresceu mais de sete vezes durante a legislatura que se encerra. A senadora que mais se licenciou, durante o período em que estava exercendo o mandato, foi Marina Silva (PV-AC), que utilizou do direito a requerer licença por interesse particular para se dedicar à campanha eleitoral para a Presidência da República no ano passado.

Licenças no Senado aumentam quase sete vezes

Matéria publicada originalmente às 8h de 30/01/2011.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

assiduidade

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES