Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Leia o relatório da reforma tributária, em votação na terça-feira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Reforma tributária

Leia o relatório da reforma tributária, em votação na terça-feira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado se prepara para votar a reforma tributária na próxima terça-feira (7)

Congresso em Foco

5/11/2023 17:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o relator da reforma tributária, que será votada pela CCJ do Senado na próxima terça-feira (7). 
Foto: Pedro França/Agência Senado

Senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o relator da reforma tributária, que será votada pela CCJ do Senado na próxima terça-feira (7). Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro Sales* A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado se prepara para votar a reforma tributária na próxima terça-feira (7). O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou o parecer da proposta no último dia 25. 

Leia aqui a íntegra do relatório

Este documento se difere do anterior na anexação de mais cinco emendas ao relatório. Foram acatadas: a limitação das alíquotas do IBS e da CBS em 25%, a inserção do turismo ao regime diferenciado e o estabelecimento do mesmo ritmo de redução do art.128.  As emendas rejeitadas foram a inclusão de operações com energia elétrica de fontes renováveis na lista de bens com desconto de 60% nos impostos e a redução de 100% nos tributos para veículos adquiridos por taxistas e pessoas com deficiência. Antes da votação prevista para a próxima semana, foram três meses de relatoria na CCJ e nove audiências públicas realizadas, em que  Braga ouviu demandas dos principais setores da economia, de prefeitos e governadores. Expectativa do governo O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) reforçou na semana passada a importância do projeto para o Executivo. "Nossa expectativa é votar na próxima semana, no dia 7 ou 8 na CCJ e vamos nos esforçar para ser encaminhado com urgência para o Plenário para, na segunda quinzena ser confrontado o texto na Câmara dos Deputados. Estamos otimistas que é possível até dezembro terminarmos o ano com promulgação do texto da reforma tributária". O otimismo de Randolfe também é dividido pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em razão do curto tempo, os presidentes sugeriram diálogo permanente entre Braga, relator no Senado, e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator na Câmara. O planejamento de Pacheco é que o texto seja votado no plenário na próxima quinta-feira (9) e aprovado ainda em 2023. Como a reforma é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), é necessário que o texto aprovado nas duas Casas seja o mesmo. Ou seja, não há a possibilidade da Câmara alterar uma parte da PEC depois da revisão dos senadores e o resultado seguir para promulgação. Até que deputados e senadores concordem, não há chance de aprovação da reforma. Reforma Tributária  A reforma tributária unifica os impostos brasileiros. Atualmente, cinco tributos são cobrados na área de serviço e comércio:
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); e
  • Imposto Sobre Serviços (ISS).
Com a reforma, serão criados a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o IPI, PIS e Cofins, no âmbito federal; e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para unir o ICMS e o ISS, com gestão dos Estados e dos municípios. *Estagiário, sob supervisão da editora Iara Lemos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Eduardo Braga CCJ Reforma tributária últimas notícias Notícias Hoje

Temas

Economia Congresso Notícia

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES