Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. No auge da crise, deputados distritais discutem traje

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

No auge da crise, deputados distritais discutem traje

Congresso em Foco

24/2/2010 16:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A distribuição de um memorando nos gabinetes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) provocou um intenso debate na sessão plenária desta quarta-feira (24). O texto assinado por Jair Tedeschi, assessor do então presidente Wilson Lima (PR), estabelece normas de acesso ao plenário da Casa por parte de deputados, servidores, convidados, imprensa e público em geral. O memorando prevê a obrigatoriedade de usar traje passeio completo e de credenciais para transitar pela sede do poder Legislativo.

Foram anexados quatro atos da Mesa Diretora disciplinando a circulação de pessoas na Casa. "É obrigatório o uso de traje passeio completo ou uniforme nas dependências da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos servidores, parlamentares e quaisquer outros que prestem serviço à Casa", diz o Ato 24/96, assinado pelo então presidente Geraldo Magela (PT). Em tese, a norma deveria estar valendo a partir de hoje. "Os procedimentos deverão ser rigorosamente respeitados", assinou Jair Tedeschi.

A distribuição do memorando ocorreu bem no meio da crise política que vive o Distrito Federal. Correndo o risco de intervenção federal, a Câmara tem tentando fazer em poucos dias o que protelou por mais de dois meses. "Nós estamos com uma crise sem precedentes para que nossa preocupação esteja voltada para a forma que as pessoas se vestem. Não é o traje que vai definir a qualidade, a ética, o decoro das pessoas", protestou a deputada Erika Kokay (PT), acrescentando que não poderia entrar no plenário se as normas fossem respeitadas.

"Existindo o ato, ele não foi discutido com a Mesa Diretora. Se fosse do meu conhecimento, jamais assinaria algo dessa natureza", disse o segundo secretário da Câmara, Milton Barbosa (PSDB). A distribuição do memorando atende ao apelo de um grupo de deputados, incomodados com a presença maciça da imprensa na Casa desde que a Operação Caixa de Pandora revelou o esquema de propina envolvendo membros do Executivo e do Legislativo do DF.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES