Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STJ pede autorização para processar Arruda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STJ pede autorização para processar Arruda

Congresso em Foco

5/3/2010 17:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro relator do inquérito 650DF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves, determinou ontem (4) o envio para a Cãmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) de pedido de autorização para abrir uma ação penal contra o governador preso José Roberto Arruda (sem partido). O pedido é no caso da tentativa de suborno de uma testemunha do mensalão do Arruda. Por conta disso, o governador e outras cinco pessoas estão presas desde 11 de fevereiro.

Segundo o STJ, a necessidade de autorização está prevista no artigo 60, XXIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. A norma está em vigor, apesar de ser objeto de contestação na Ação Direta de Inconstitucionalidade 4362, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). A autorização deve ser votada em plenário pelos deputados distritais. Para a ação penal ser aberta, é necessário que dois terços dos parlamentares - 16 - votem favoravelmente ao pedido.

Caso seja dada a autorização ao STJ, a ação penal tem andamento até seu julgamento, com a absolvição ou a condenação. Caso a autorização não seja dada ao STJ, em geral a ação é sobrestada por determinação do ministro relator para que não haja prescrição da punição do crime. Em seus 21 anos de existência, apesar das dezenas de pedidos encaminhados aos Legislativos estaduais, o STJ recebeu uma única vez a autorização para processar um governador: foi em 2006, quando houve instauração de ação penal contra o então governador de Rondônia, Ivo Cassol.

Segundo a assessoria do presidente em exercício da Câmara, Cabo Patrício (PT), o pedido ainda não chegou na Casa. Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus de Arruda por nove votos a um. Neste momento, o advogado do governador, Nélio Machado, está na Superintendência da Polícia Federal reunido com seu cliente. É esperada a chegada do primeiro secretário da CLDF, Batista das Cooperativas (PRP), que vai notificar Arruda sobre a aprovação do pedido de impeachment ontem pela Casa. O procurador da Câmara, Fernando Nazaré, já está na PF para o mesmo caso.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES