Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF nega pedido para incluir Lula como réu do mensalão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF nega pedido para incluir Lula como réu do mensalão

Congresso em Foco

8/4/2010 17:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram na tarde desta quinta-feira (8) o pedido do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) para incluir o presidente Lula como réu do mensalão do PT. A defesa do ex-parlamentar argumentou que o Supremo aceitou a denúncia contra três ministros, o que sugere a “coparticipação do presidente da República” no esquema de repasse de recursos para parlamentares da base aliada.

Junto com outras 36 pessoas, Roberto Jefferson e os ex-ministros José Dirceu, Anderson Adauto e Luiz Gushiken são réus na ação penal do mensalão que está no STF. A denúncia do Ministério Público Federal, recebida pela Corte em 2007, cita oito crimes supostamente cometidos pelos réus: formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta.

Não pode ser descartada

Segundo a Agência Brasil, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou no plenário que uma denúncia contra Lula não pode ser descartada, mas que depende do Ministério Público Federal (MPF). “Nada impede que, a certa altura, se apresente denúncia quanto a possível envolvido nos episódios, seja ele quem for”, disse Marco Aurélio. Além do pedido para que Lula seja denunciado pelo esquema do mensalão, a defesa de Roberto Jefferson protocolou outros 13 recursos, pedindo, inclusive, a “nulidade” de todo o processo. De acordo com a ABr, o ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão no STF, afirmou que a defesa vem “agindo com o firme intuito de tumultuar o andamento desta ação penal”.

“A defesa do réu Roberto Jefferson apresentou inúmeras petições com grande confusão de ideias e pedidos alegando a existência de nulidade, incabíveis e improcedentes”, disse o ministro. De acordo com o STF, o relator propôs sanções contra os advogados que defendem Roberto Jefferson por abuso no poder de litigar. Essas sanções seriam multa quanto à litigância ou representação contra eles na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os ministros, contudo, decidiram enviar cópia do acórdão e das notas taquigráficas ao Conselho Federal da OAB para que o órgão exerça seu poder disciplinar, caso entenda ser necessário. Neste ponto, ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio e Celso de Mello.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

mensalão

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "showDelay": true, "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES