Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministro do TSE suspende divulgação de pesquisa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministro do TSE suspende divulgação de pesquisa

Congresso em Foco

14/10/2010 12:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias determinou ontem (13) a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral veiculada  pelo portal iG. Dias atendeu, em caráter liminar, a um pedido da coligação que apoia o candidato tucano à Presidência da República, José Serra. A posição do ministro, tomada às 23h de ontem, pode ser revertida pelo plenário do TSE.

Ontem, o portal divulgou pesquisa às 18h13 feita pelo instituto Vox Populi. O levantamento mostra a candidata petista, Dilma Rousseff, na liderança, com 48% das intenções de voto, contra 40% do tucano. O questionamento, porém, refere-se a outro levantamento divulgado pelo portal. A defesa de Serra argumentou que faltou especificar a margem de erro, a quantidade de pessoas ouvidas e o número do processo de registro da pesquisa no TSE.  

Os tucanos afirmam que a divulgação da pesquisa induz o eleitor a erro por não incluir informações exigidas por lei. O argumento foi acolhido pelo ministro. “Ao acessar o sítio da internet indicado na representação, aparentemente, parece não constar mesmo os dados exigidos pela resolução no tocante à divulgação da pesquisa”, afirmou o ministro.

Na decisão, não é mencionada qual pesquisa a coligação de Serra contesta. Diz apenas que é "aparentemente relativa ao 1º turno". Os advogados do tucano afirmam que, em determinado atalho, um link direciona para o levantamento considerado irregular.

A divulgação da pesquisa, de acordo com o TSE, ficará suspensa até que o iG informe os dados que não constavam das matérias anteriores. O portal foi notificado esta manhã.

A pesquisa divulgada ontem informava o número de eleitores entrevistados (3 mil), a margem de erro (1,8 ponto percentual) e o número de registro na Justiça Eleitoral (35.648/10).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

direitos humanos

Senadores entregam relatório da CPMI dos Atos Golpistas a relator da OEA

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES