Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados iniciam reação à norma das passagens

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados iniciam reação à norma das passagens

Congresso em Foco

23/4/2009 12:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Daniela Lima

Quem deu início à defesa pública do que entende ser um direito do parlamentar foi o deputado Silvio Costa (PMN-PE). Ainda ontem (22) após o anúncio feito pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), Costa foi à tribuna do plenário para questionar medida da Mesa Diretora, que ainda deve ser oficializada, que limita apenas ao parlamentar e a viagens no Brasil o uso da cota de passagens aéreas (leia aqui).

O deputado de Pernambuco prometeu entrar com recurso submetendo à votação no plenário a decisão da Mesa. A iniciativa encorajou outros parlamentares a defenderem a norma que permitiu abusos, como viagens ao exterior com parentes, amigos e familiares, bancadas com dinheiro público.


Hoje, Silvio Costa reiterou a decisão de submeter aos demais deputados a decisão da Mesa. "Quero deixar claro que não sou a favor da farra das passagens, mas quero o direito de trazer minha mulher para Brasília. Quando o eleitor votou em mim, sabia que eu era casado", defendeu o parlamentar. "A mesa decidiu, mas o plenário é soberano, nós somos 513", completou.


Costa garantiu que assim que a nova norma for oficializada, por enquanto ela existe apenas nas palavras de Michel temer, entrará com recurso. A partir daí, outros parlamentares começaram a se manifestar sobre o assunto. "Se formos pensar assim, o presidente Lula não poderia viajar com a dona Marisa Letícia, nem montar comissões oficiais. Se pensarmos pequeno, vamos construir um país pequeno", afirmou Luís Carlos Hauly (PSDB-PR).


Questionado sobre qual seria então a solução para o tema, o deputado desviou do assunto. "Acho que devemos criar uma agenda positiva com debates importantes. Nesse momento, quem está se diminuindo é o país", concluiu Hauly.


Imprensa


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que usou a cota para viajar a Buenos Aires com uma assessora de seu gabinete, também se pronunciou sobre o assunto. Na tribuna, discursando agora pela manhã para um plenário quase vazio, disse ter usado a cota da Câmara apenas para pagar a taxa de embarque, no valor de R$ 320,22. "E, embora não tenha cometido nenhum ilícito, já solicitei a devolução dessa quantia, porque foi o que julguei correto", sustentou.


A deputada disse, no entanto, que apóia a decisão da Mesa. "É preciso ter uma regulamentação clara, e que esses gastos sejam levados ao público, assim como acontece com a verba indenizatória", defendeu. "E acho que a imprensa está fazendo o seu papel. Porque embora não houvesse ilegalidade, existem erros, abusos e irregularidades", apontou.


Leia tudo sobre a farra das passagens aéreas

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

farra das passagens

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES