Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara do DF oficializa renúncia do deputado da meia

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara do DF oficializa renúncia do deputado da meia

Congresso em Foco

2/3/2010 11:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A carta de renúncia do deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) foi lida na manhã desta terça-feira no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A leitura oficializa a renúncia do deputado. Na sexta-feira (26), ele protocolou o documento na Casa antes de ser notificado pelo processo de quebra de decoro parlamentar que estava prestes a enfrentar na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Se fosse considerado culpado, ele perderia o mandato e os direitos políticos por oito anos.

O parlamentar foi um dos três flagrados em gravações de vídeo recebendo dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa. A imagem de Prudente ficou atrelada a dois vídeos. No primeiro, ele aparece colocando a quantia recebida nas meias. No outro, junto com Durval e com o distrital Junior Brunelli (PSC), que também pode renunciar a qualquer momento, aparece numa oração agradecendo pelo recebimento da propina e pela vida do ex-secretário de Relações Institucionais.

Nas duas páginas da carta de renúncia, Prudente fez inicialmente um balanço do mandato, dizendo que exerceu "importantes funções" na Câmara Legislativa. Porém, com a divulgação do conteúdo do Inquérito 650DF, que originou a Operação Caixa de Pandora, ele não resistiu à pressão. Assim como na carta enviada no mesmo dia aos eleitores, Prudente afirma na renúncia que a repetição dos vídeos prejudicou a sua imagem.

"Os vídeos repetidamente apresentados são maldosos, visam confundir o telespectador, gerar comoção, indignação e liquidar meu mandato, minha honra e meu futuro político", disparou.

Os deputados participam, na manhã de hoje, de uma sessão extraordinária destinada à leitura do parecer, aprovado na comissão especial, do impeachment do governador afastado e preso, José Roberto Arruda (sem partido). Na quinta-feira (4), os distritais votam, em plenário, o texto elaborado pelo petista Chico Leite. Caso o parecer seja aprovado por maioria simples, será aberto prazo de defesa a Arruda. Depois, Chico Leite tem até dez dias para apresentar um novo parecer e submetê-lo à apreciação da comissão especial. Caso seja novamente aprovada, a matéria volta ao plenário. O impeachment precisa ser aprovado por dois terços dos deputados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES