Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Entidades LGBTI+ pedem investigação de ato de transfobia contra Duda ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

LGBTQIA+

Entidades LGBTI+ pedem investigação de ato de transfobia contra Duda Salabert

Congresso em Foco

20/4/2024 20:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Aliança Nacional LGBTI+, a Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas) e a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) protocolaram na noite de sexta-feira (19) uma notícia-crime pedindo a investigação de uma postagem transfóbica contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG). No documento, as entidades pedem que o Ministério Público Federal apure se houve crime em publicação do perfil de Helio Gerin, usuário de Facebook simpatizante da direita, em que, referindo-se à parlamentar, diz que "4 anos atrás este homem era um desconhecido [...] Aí, um belo dia, decidiu ser mulher..., mas não qualquer mulher 'trans'. Uma mulher 'trans' que tem ESPOSA. [...] Como explicar essa bizarrice?". Na notícia-crime, as entidades dizem que a publicação "configura discurso de ódio e têm o condão de influenciar a violência contra a população LGBTI+". O pedido lembra também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2019 decidiu por enquadrar atos de homofobia e transfobia a crimes de racismo.
  • Leia mais: A deputada Duda Salabert é uma dentre mais de 75 parlamentares que também são pré-candidatos a prefeituras nas eleições de 2014. Clique aqui e leia a lista completa.
Leia abaixo a nota das entidades que protocolaram o pedido:

"VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA LGBTI+

Na última sexta-feira (19), a Aliança Nacional LGBTI+, a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) protocolaram uma notícia-crime em face de Helio Gerin no Ministério Público Federal para apurar suposta conduta LGBTIfóbica praticada contra a Deputada Federal Duda Salabert (PDT/MG). As ofensas LGBTIfóbicas foram publicadas no Facebook, uma das plataformas da META.

A publicação promove discurso de discurso de ódio de incitação à LGBTIfobia, reforçando a violência que esta comunidade sofre no Brasil. É importante chamar atenção para o fato de que a LGBTIfobia foi equiparada aos crimes de racismo previstos na Lei nº 7.716 de 2012 pelo Supremo Tribunal Federal em julgamento conjunto da ADO nº 26 e MI nº 4733. Além disso, o Brasil é signatário de uma série de tratados internacionais que são contrários a qualquer tipo de discriminação pautada na orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.

A Aliança Nacional LGBTI+, ABRAFH e ANTRA reforçam o seu compromisso com o enfrentamento de todas as formas de discriminação e a violência política baseada na identidade de gênero."

Por Carlos Lins.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ministério público federal transfobia ABRAFH Aliança Nacional LGBTI Antra Duda Salabert

Temas

Justiça Blog do Sylvio Nota LGBTQIA+

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

ECONOMIA

Da batata ao abacate: os alimentos com mais e menos inflação nos últimos 12 meses

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES