Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fora Arruda lança Tony Panetone para governador do DF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Fora Arruda lança Tony Panetone para governador do DF

Congresso em Foco

7/4/2010 11:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37447" align="alignleft" width="300" caption="Bob Esponja vira Tony Panetone, na visão bem-humorada do "Fora, Arruda""]Bob Esponja vira Tony Panetone, na visão bem-humorada do [/caption]

Mário Coelho

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a primeira inscrição para as eleições indiretas de 17 de abril. É a chapa formada por Tony Panetone e Bezerra de Ouro, do Partido dos Pães Natalícios (PPN). Com a oficialização da chapa, a crise política que atravessa o DF já tem sua versão do Macaco Tião, candidato não oficial à prefeitura do Rio de Janeiro em 1988.

A opção dos integrantes do Movimento Fora Arruda e Toda a Máfia foi realizar um protesto bem humorado contra a eleição indireta para escolher os substitutos do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), preso desde 11 de fevereiro, e do ex-vice Paulo Octávio, que renunciou ao cargo em 24 de fevereiro. Tudo, neste caso, é galhofa. Desde o número do partido (171) até a proposta de campanha: "Para continuar roubando".

"Diante de um quadro tão patético, nada mais sério que lançar um panetone e uma bezerra ao governo nessas eleições indiretas", disse o movimento em carta distribuída na Câmara na manhã de hoje. Os personagens escolhidos para representar os candidatos remetem a dois dos principais símbolos de escândalos recentes na capital do país. Arruda disse que o dinheiro recebido de propina era usado para a compra de panetones.

Já o ex-governador Joaquim Roriz foi obrigado a renunciar ao mandato de senador após ser acusado de quebra de decoro depois da divulgação de conversas telefônicas que o mostraram negociando a partilha de R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Tarcísio Franklin de Moura. Roriz se justificou na época dizendo que pediu um empréstimo de R$ 300 mil ao empresário Nenê Constantino, presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas. O dinheiro, de acordo com o ex-governador, foi usado para comprar uma bezerra.

O Macaco Tião, chimpanzé do Zoológico do Rio Janeiro que era bastante querido pelas crianças e outros frequentadores do zôo, tornou-se uma celebridade logo após a redemocratização no país. Em 1988, os humoristas do Casseta e Planeta lançaram sua candidatura não oficial para a prefeitura do Rio. Como Tião não era um candidato reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral, todos os votos dados para ele foram considerados nulos.

171

Após o registro de candidatura - o CPF dos candidatos era 171.171.171 e o RG 171.171 -, estudantes vestidos de terno e gravata, com folhas de papel saindo dos bolsos representando dinheiro, saíram pelos gabinetes pedindo votos para Tony Panetone. 

"Apresentamos um candidato corrupto, que combina com a atual situação do DF", afirmou o advogado Gilson dos Santos, que representa o movimento.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Corrupção

PF diz que deputado do PL envolveu familiares em esquema de desvio de emendas

corrupção

Ministro da CGU contesta índice sobre corrupção: "Conversa de boteco"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES