Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PEC da Felicidade começa a tramitar na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PEC da Felicidade começa a tramitar na Câmara

Congresso em Foco

4/8/2010 19:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37740" align="alignleft" width="300" caption="A deputada Manuela protocolou na Câmara sua versão da PEC da Felicidade. Segundo ela, um debate rico e simples de que o país precisa e merece"]A deputada Manuela protocolou na Câmara sua versão da PEC da Felicidade. Segundo ela, um debate rico e simples de que o país precisa e merece[/caption]

Fábio Góis

A deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) protocolou há pouco no plenário da Câmara a proposta de emenda à Constituição que, alterando o artigo 6º da Constituição, passa a classificar os diversos direitos sociais como "essenciais à busca da felicidade". A chamada PEC da Felicidade foi protocolada com 195 assinaturas (ela conseguiu mais três nesta quarta-feira), 24 a mais do que o número mínimo necessário para iniciar tramitação na Casa. O regimento interno da Câmara exige ao menos 171 adesões de deputados.

Confira a íntegra da PEC da Felicidade

A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que avaliará os preceitos de constitucionalidade da matéria. "Agora vem a fase mais importante, que é a discussão da mudança na Constituição", disse Manuela ao Congresso em Foco, no caminho entre seu gabinete e o plenário, onde a PEC foi recebida pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

Debate rico

"A PEC tem um longo processo de tramitação", arrematou a deputada gaúcha, para quem será iniciado um "debate mais rico, mais aprofundado sobre os direitos sociais". Manuela acrescentou que nenhum partido ficou de fora da lista de adesões à PEC. Aos críticos da matéria, Manuela lança um desafio: "Quero saber se eles acham que é bobagem a qualidade do serviço público oferecido no Brasil. Eu não acho bobagem".

Para Manuela, a matéria tem uma vantagem em relação às demais proposições levadas para a apreciação do plenário. "Alguns são muito complexos, com muitos termos complicados. Esta PEC é tão simples, direta. Ela acrescenta uma única palavra, tão essencial, tão básica", ponderou a deputada, para quem é "legítimo" o questionamento dos deputados que queriam saber a respeito do que se trata antes de assinar a lista de adesões.
 
No Senado

O texto da proposta é igual ao apresentado no Senado, em 7 de julho, pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que capitaneou a coleta de assinaturas de adesão. Além de Cristovam, acompanharam o protocolo da PEC na Mesa Diretora o presidente do movimento + Feliz, Mauro Motoryn, o presidente da  Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Luciano Borges, e o diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) Alexandre Camanho (confira).

De acordo com a PEC, o artigo 6º da Constituição Federal passa a considerar como "direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

Cristovam Buarque disse ao Congresso em Foco que, concluída a etapa de apresentação da proposta, parte-se agora para a "humanização" do texto constitucional. "A PEC representa um salto no processo de humanização na Constituição. Direitos sociais são uma questão prática, fria. Felicidade é uma questão quente, humana", declarou o senador, que conseguiu 34 adesões para a PEC, quando apenas 27 garantiriam a tramitação da matéria (um terço dos 81 senadores), segundo o regimento interno da Casa.

"Não se trata de garantir apenas a felicidade. Trata-se de dizer que os direitos sociais são essenciais à busca pela felicidade, é isso que deve ser incluído na Constituição. Não é apenas felicidade, é a busca pela felicidade", emendou Cristovam.

Leia tudo sobre o movimento + Feliz e a PEC da Felicidade 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Feliz

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES