Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado divulga nota sobre assiduidade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado divulga nota sobre assiduidade

Congresso em Foco

2/9/2010 19:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago

A Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado divulgou uma nota em que comenta a série de matérias que o Congresso em Foco vem publicando ao longo da semana com o levantamento da assiduidade dos senadores no primeiro semestre.

A secretaria não contesta número nenhum do levantamento feito pelo Congresso em Foco. Na verdade, num primeiro momento, faz uma confusão, citando artigo do Regimento Interno que disciplina o funcionamento do Senado nos 60 dias anteriores às eleições. O levantamento feito pelo site não se refere a esse período, mas ao primeiro semestre do ano.

Em seguida, tenta induzir a uma interpretação que não foi a pretendida pelo site, ao dizer que o Congresso em Foco, ao abordar o direito dos senadores aos diversos tipos de licença, pode ter levado os leitores a entenderem erroneamente que o Senado poderia ter deixado "de cumprir as suas obrigações constitucionais". O Congresso em Foco não fez qualquer comentário sobre o Senado como instituição quanto às licenças tiradas pelos senadores, nem questionou a legalidade das licenças. Só observou que elas aumentaram de maneira expressiva no primeiro semestre deste ano, que é um ano eleitoral. E que apenas dois dos senadores que são candidatos, Marina Silva (candidata à Presidência pelo PV) e Marcelo Crivella (candidato à reeleição pelo PRB), tiraram licenças não remuneradas para se dedicarem à campanha.

Enfim, o Congresso em Foco tem plena convicção de que agiu com a "responsabilidade" cobrada pela Secretaria de Comunicação do Senado na apuração e na divulgação das informações.

Leia a íntegra da nota do Senado:

Senhor Editor,

Quanto à matéria "Em tempo de eleição, Senado bate recorde de faltas", disponibilizada  no Congresso em Foco na última quarta-feira (1), gostaríamos de acentuar que o funcionamento da Casa vem obedecendo rigorosamente as normas regimentais. Portanto, não há nenhuma ilegalidade nas licenças dos senhores senadores, todas elas apresentadas e dirimidas em Plenário.

O Regimento Interno, em seu parágrafo único, art. 2º, diz textualmente: "Nos sessenta dias anteriores às eleições gerais, o Senado Federal funcionará de acordo com o disposto no Regimento Comum", que disciplina as atividades do Congresso Nacional (ver art. 2º do Regimento Comum). No artigo 174, o Regimento Interno volta ao tema: "Em casos excepcionais, assim considerados pela Mesa, e nos sessenta dias que precederem as eleições gerais, poderão ser dispensados, ouvidas as lideranças partidárias, os períodos correspondentes à Hora do Expediente e à Ordem do Dia".

Em todo o período referenciado pela matéria, o Senado Federal realizou sessões.

Da forma como o Congresso em Foco abordou o direito dos senadores aos diversos tipos de licença, os leitores podem ser induzidos a entender erroneamente que o Senado Federal vem deixando de cumprir as suas obrigações constitucionais. Entretanto, os números falam por si. No primeiro semestre, até 7 de julho, o Senado Federal apreciou em Plenário mais de 800 proposições entre emendas constitucionais, medidas provisórias, projetos e requerimentos. Centenas de matérias, muitas em caráter terminativo, foram votadas nas comissões. Após acordo firmado com os senhores líderes, em dois períodos de concentração de votação - início e final de agosto - a Casa aprovou 77 matérias abrangendo, entre outros assuntos, nomes de autoridades, projetos de interesse dos trabalhadores, créditos para os estados e iniciativas voltadas para viabilizar a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.

O Senado Federal elogia o trabalho de fiscalização da mídia, aí obviamente relacionado o Congresso em Foco, que testemunha estarem os dados pesquisados à disposição dos cidadãos no Portal e em outros meios eletrônicos da instituição. Comprometido com a transparência, o Senado Federal espera que a mídia, fundamental à democracia, tenha sempre responsabilidade na coleta e na divulgação da notícia.

Secretaria Especial de Comunicação Social - SECS

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

assiduidade

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES