Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Glauber Braga é solto após prisão em ocupação na Uerj

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Protesto

Glauber Braga é solto após prisão em ocupação na Uerj

Psol afirmou que irá acionar Supremo Tribunal Federal (STF), "tendo em vista a violação da imunidade parlamentar do deputado Glauber Braga"

Congresso em Foco

21/9/2024 | Atualizado às 10:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) foi liberado, na noite desta sexta-feira (20), após ser detido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro durante a ocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A prisão ocorreu porque o parlamentar teria tentado impedir que os agentes entrassem no prédio ocupado. Ao deixar a detenção, Glauber e um grupo de estudantes fizeram uma live pelo Instagram em que contestaram a prisão. "Eu quero agradecer essa moçada, são milhares de estudantes que se mobilizaram e vêm se mobilizando em defesa da UERJ. Hoje é um dia lamentável do ponto de vista do que foi feito. Estudantes lutando pelo direito de ficar na universidade e sendo tratados com bomba", afirmou o deputado.
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por Glauber Braga (@glauberbraga_oficial)

O Psol emitiu um comunicado em que afirma que a PM usou "bombas, caveirão e armas letais" contra os manifestantes e que Glauber estaria no local para a "proteção e defesa" dos estudantes. "A inconstitucionalidade da detenção do deputado Glauber Braga é explícita e tomaremos as medidas necessárias para garantir o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade física, a liberdade de manifestação e contra o abuso policial a todas as instâncias e poderes cabíveis", afirma a nota. O partido prometeu, ainda, que irá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), "tendo em vista a violação da imunidade parlamentar do deputado Glauber Braga"; o Superior Tribunal de Justiça (STJ), "tendo em vista os desmandos do governador Cláudio Castro"; e o Ministério da Educação, "cobrando medidas enérgicas para que não se repitam os episódios de truculência vistos na data de hoje". O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), procurou o governador do estado, Cláudio Castro (PL), após a prisão para pedir que as "prerrogativas" do deputado fossem respeitadas. Os estudantes da universidade estão há 56 dias ocupando a reitoria e demais edifícios da Uerj. A ocupação é um protesto contra as mudanças nas regras para concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O prazo dado pela Justiça para os universitários desocuparem a Uerj se encerrou na quinta-feira (19). Após decisão da juíza Luciana Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), foi permitido o uso de força policial para retirar os manifestantes para fora da universidade.    
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

prisão UERJ Glauber Braga Rodrigo Pacheco Cláudio Castro

Temas

Direitos Humanos País Democracia Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES