Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Contra o governo, Câmara aprova emenda das APPs

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Contra o governo, Câmara aprova emenda das APPs

Congresso em Foco

25/5/2011 0:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

À revelia do governo, os deputados da base e da oposição aprovaram na noite desta terça-feira (24) uma emenda que retira do Executivo a prerrogativa de decidir quais áreas de preservação devem ser consideradas consolidadas. As chamadas áreas consolidadas são as terras já ocupadas por plantio, pecuária, turismo rural e outras atividades existentes em áreas de preservação permanente (APPs) já desmatadas.

A emenda, de autoria do PMDB e PR, teve 273 votos a favor, 182 contra e duas abstenções. Pela proposta, todas as áreas de preservação ocupadas até 22 de julho de 2008 com produção e outras atividades rurais serão consideradas consolidadas pelo novo Código Florestal, projeto de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

A votação da emenda foi considerada um termômetro do poder do governo da presidenta Dilma Rousseff dentro do Congresso. Com a base rachada e discussões inflamadas entre líderes de partidos governistas, a votação da emenda favorece aos interesses da bancada ruralista.

Na tarde de ontem (23), o Planalto tentou costurar um último acordo em torno desse ponto polêmico, para evitar maiores desgastes para o governo. De acordo com a proposta, no projeto de Aldo seria incluído um dispositivo que permitia que pequenas propriedades (com até quatro módulos fiscais) consolidassem atividades rurais em APPs. Médias e grandes propriedades, entretanto, ficariam de fora.

Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o raciocínio do governo é de que pequenas propriedades não podem comprometer mais do que 20% de sua área com APPs. A proposta, no entanto, desagradou parte da bancada ruralista, especialmente parlamentares da oposição, que pressionaram nos bastidores para não se fechar acordo com o governo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Mundo

Saída do Acordo de Paris enfraquece os Estados Unidos, avalia governo sueco

Plenário da Câmara

Câmara vota criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES