Delcídio do Amaral será substituído por Donizeti Nogueira na CAE
Congresso em Foco
22/2/2016 | Atualizado às 23:49
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Wilson Dias/Agência BrasilApesar das expectativas, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) não retomou suas atividades no Senado hoje (segunda, 22). Uma dúvida sobre o horário que terá de voltar para casa de acordo com as regras do regime de prisão domiciliar fez o senador adiar o retorno. Delcídio teve a prisão preventiva revogada na última sexta-feira (19).
Até ser preso no dia 25 de novembro, Delcídio presidia a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma das mais importantes da Casa. No entanto, o petista será substituído em breve na CAE pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO). Na última semana a bancada do PT protocolou na Secretaria Geral da Mesa o pedido de substituição, que ainda não foi apreciado pelo Presidente da Casa.
A eleição da presidência da CAE seria realizada amanhã (23), mas foi cancelada pelo presidente em exercício, senador Raimundo Lira (PMDB-PB). O peemedebista explica que a convocação ficou sem respaldo uma vez que a substituição de Delcídio não foi oficializada. "O Delcídio foi eleito pelo plenário da comissão. Ele só pode deixar de ser presidente em duas hipóteses: se deixar de ser membro da CAE ou se renunciar", disse Raimundo Lira.
O PT quer emplacar a senadora Gleisi Hoffman (PR) na presidência da comissão. Com o cancelamento da eleição, uma nova convocação deverá ser feita na próxima semana. A reunião de amanhã do colegiado conta com 30 itens na pauta.
Mais sobre Delcídio do AmaralMais sobre CAE