Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governistas querem mudar regimento da Câmara e deputados reagem: ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governistas querem mudar regimento da Câmara e deputados reagem: "Mordaça"

Congresso em Foco

11/5/2021 | Atualizado às 11:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Um projeto de resolução (PRC 35/2021) na pauta desta terça-feira (11) da Câmara pretende fazer uma série de mudanças no regimento interno da Casa sob a justificativa de agilizar o andamento das discussões. O texto propõe alterações em vinte artigos. Parlamentares e representantes da sociedade civil classificam a proposta como uma tentativa de silenciar e dificultar os debates. Nesta terça, por enquanto, está prevista a votação da urgência da proposta, de autoria de parlamentares da base governista. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. As alterações reduzem tempos de fala das lideranças e eliminam dispositivos usados nas discussões dos projetos. Nas redes sociais, deputados chamam o projeto de "boiada" no regimento:

A BOIADA SOBRE O REGIMENTO DA CÂMARA - os bolsonaristas querem reduzir o espaço das oposições no Legislativo. A desculpa: agilizar os trabalhos. A verdade: reduzir o tempo de fala e a capacidade de mobilização e denúncia dos partidos de oposição.

- Bohn Gass (@BohnGass) May 10, 2021

🆘⬇️LIRA QUER CALAR A OPOSIÇÃO-Esta é a proposta de mudança do REGIMENTO da CÂMARA que já está em tramitação. O PRC/35 é uma verdadeira MORDAÇA para a MINORIA. Diminui espaços de participação da OPOSIÇÃO,na contramão do papel da Câmara dos Deputados. NÃO VAMOS ACEITAR!⬇️🔴

- Rubens Otoni (@RubensOtoni) May 11, 2021
Outra mudança, por exemplo, estabelece que, aprovada a urgência de uma matéria, passa a ser proibida a apresentação, na mesma sessão de requerimento de retirada de pauta ou de adiamento de discussão. Leia a íntegra do projeto: Organizações da sociedade civil integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos (FDDDH) e outras entidades e autoridades defendem em manifesto que o projeto diminui a pluralidade do debate no Congresso. "O PRC que vai a voto esta semana acaba por enfraquecer o processo legislativo uma vez que permite, entre outros, a introdução de mecanismos que restringem o tempo de fala dos partidos e orientação de bancadas, a possibilidade de apresentação de destaques em plenário, e limita a possibilidade de orientação de bancada de partidos que não tenham atingido os requisitos da cláusula de barreira", diz o documento. O texto ressalta ainda que, em meio à pandemia, os debates já estão prejudicados. "O projeto apresentado por lideranças da Câmara pode institucionalizar o silenciamento de parlamentares e partidos minoritários e de oposição, revelando-se flagrantemente antidemocrático". Leia a íntegra do manifesto:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados governo minoria lideranças manifesto mordaça PRC 35/2021 regimento interno da Câmara dos Deputados Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES