Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova regulamentação da inteligência artificial. Texto vai à ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tecnologia

Senado aprova regulamentação da inteligência artificial. Texto vai à Câmara

Proposta, de autoria de Rodrigo Pacheco, cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA)

Congresso em Foco

10/12/2024 | Atualizado às 22:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Proposta, de autoria de Rodrigo Pacheco, cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA)
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Proposta, de autoria de Rodrigo Pacheco, cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA) Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (10), o texto-base do projeto de lei que regulamenta a Inteligência Artificial (IA) no país (PL 2.338/2023). De autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a matéria seguirá para a análise da Câmara. A aprovação ocorreu em votação simbólica, isto é, sem o registro formal de votos. Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Cleitinho (Republicanos-MG) e Eduardo Girão (Novo-CE) se manifestaram contrários. Sob a relatoria de Eduardo Gomes (PL-TO), o projeto foi aprovado na semana passada na comissão temporária voltada para este texto. A proposta cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que será coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) junto a outros órgãos do Executivo. O SIA deverá criar a regulação e fiscalizar seu cumprimento. Gomes teve de negociar o texto em busca de um consenso, o que o levou a avaliar que o parecer "não é de esquerda, não é de direita, é da humanidade". Um grupo de artistas liderado pela empresária Paula Lavigne chegou a se reunir com Pacheco e com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) para defender a proteção dos direitos autorais em meio a era das IAs. O projeto define os sistemas de inteligência artificial; de agentes de IA, como desenvolvedores, distribuidores e aplicadores da tecnologia; e do que chama de "conteúdos sintéticos", imagens, vídeos, áudio e texto, que foram geradas ou alteradas por IA. É definido que o sistema de IA de "alto risco" é o que tem o potencial para impactar de forma adversa pessoas ou grupos, como em casos de dispositivos usados no funcionamento de infraestruturas críticas; em processos de seleção e avaliação; na administração da Justiça; ou na área da saúde, por exemplo.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Rodrigo Pacheco inteligência artificial

Temas

Ciência e Tecnologia Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES