Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Observatório da Imprensa faz campanha para se manter no ar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Observatório da Imprensa faz campanha para se manter no ar

Congresso em Foco

15/8/2016 | Atualizado 16/8/2016 às 1:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O site Observatório da Imprensa iniciou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de dar continuidade às atividades do portal, que há 20 anos promove um trabalho colaborativo de crítica da mídia. A iniciativa pretende arrecadar R$ 250 mil até o final do mês de setembro. Em uma semana, conseguiu cumprir 5% da meta - pouco mais de  R$ 13.500 -, com quase 200 doadores. O site reúne artigos publicados diariamente por jornalistas, pesquisadores e profissionais liberais que analisam o noticiário. Até então, o veículo se manteve financeiramente com patrocínios e projetos. No entanto, o volume de receitas tem sido reduzido consideravelmente em função da crise econômica. "Também somos atingidos pela revolução digital, que tem reduzido o faturamento publicitário da imprensa como um todo", diz a campanha do site. O montante arrecadado será utilizado para bancar os custos de produção do site, hospedagem e administração. O valor mínimo de contribuição é R$ 20, e pode chegar a R$ 200, e os doadores recebem recompensas proporcionais ao tamanho da doação: desde ter o nome na lista anual de pessoas e instituições que contribuem com o Observatório da Imprensa até camisetas, livros e DVDs com os episódios do programa homônimo exibido pela TV Brasil. "Estamos otimistas, a equipe do kickante [plataforma que hospeda campanhas de crowdfunding] disse que no ritmo que está é muito provável que a meta seja alcançada", disse ao Congresso em Foco Carlos Castilho, editor do Observatório da Imprensa. Clique aqui para doar A iniciativa de criar um site para publicar analises críticas sobre a mídia foi encabeçada pelo jornalista Alberto Dines, com o lema "você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito", ainda em 1996. Atualmente, o site conta com uma média de 200.000 leitores/mês e uma equipe formada por cerca de 20 colaboradores regulares. "É um site que se dedica a fazer observação crítica da mídia buscando sempre uma diversidade de enfoques. E hoje a gente está vivendo esse ambiente de avalanche informativa há uma grande diversidade de informações - muitas vezes desconexas e contraditórias, que deixam o leitor bastante confuso, até mesmo desorientado. Nessas circunstâncias é cada vez mais importante a presença de projetos como o Observatório com a finalidade basicamente de tentar ajudar o leitor a se orientar em matéria de informação", explica Castilho. Mais sobre jornalismo Mais sobre crise econômica
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Crise econômica mídia economia imprensa jornalismo TV Brasil Observatório da Imprensa comunicação Alberto Dines

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Senado

Alcolumbre, Haddad e Padilha se reúnem para discutir prioridades do governo

Liberdade de imprensa

Ministério da Justiça estrutura observatório que monitora violência contra jornalistas

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES